O presidente da Adial, Zé Garrote, e diversas lideranças do setor produtivo goiano receberam na noite desta quinta-feira (30), na sede da Associação, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado. Medidas de apoio foram anunciadas durante o evento GO Compete, promovido pela entidade.
Na ocasião, o governador assinou o decreto que reduz a taxa do Protege (Fomentar/Produzir) de 15% para 10% para todas as indústrias, no período de julho a dezembro de 2022. A concessão de crédito outorgado para
operações interestaduais de e-commerce, o esmagamento de soja e a geração de energia para fontes renováveis, também foram anunciadas.
O presidente da Adial, Zé Garrote, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falaram sobre a importância do diálogo para os resultados econômicos positivos apresentados pelo Estado. "A Adial é uma casa do diálogo, da conversa, do bom entendimento. É uma casa que quer construir", disse Zé Garrote.
Caiado afirmou que as dificuldades e os obstáculos só foram superados pelo governo graças às conversas com o setor produtivo. "Temos um potencial enorme para avançar ainda mais", disse.
A primeira-dama, Gracinha Caiado, também destacou os incentivos e investimentos já realizados e a importância dos empresários. "Se o empresário cresce, o Estado cresce", ressaltou.
AgreGO
Ações de diferentes relevâncias e complexidade para o setor industrial já haviam sido realizadas como resultado do projeto AgreGO, como a adequação dos limites do FCO - de acordo com a realidade do momento - fomento ao setor sucroenergético, incentivo fiscal para industrialização de máquinas e equipamentos de energias renováveis, permissão da transferência de ICMS acumulado para investimentos e limites compatíveis do FCO para aviários de máxima produtividade.
A secretária de Economia, Cristiane Schmidt, e o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, apresentaram as medidas realizadas pelo governo para incentivar as empresas goianas. "Sem a indústria do nosso lado não conseguiríamos um desenvolvimento a contento. O que queremos é a geração de emprego e renda", disse Cristiane Schmidt.
Adriano Rocha Lima destacou a evolução do projeto AgreGO e apresentou as etapas já realizadas. "Demos um tratamento científico. Foram ações, sugestões e recomendações para tornar o Estado mais competitivo". De 48 ações, nove foram consideradas prioritárias, oito foram atendidas e uma está em andamento.
E para marcar esse momento, a Adial recebeu das mãos dos representantes da Magno Consultores o book do Projeto, que reúne todo o histórico de ações.
O diretor de Relações Institucionais da Hering/Soma, Marciel Éder Costa, ressaltou a série de iniciativas do governo que impulsionaram e geraram competitividade para as indústrias em um momento difícil.
O prefeito de Itumbiara, Dione José de Araújo, lembrou a necessidade de união. "Não existem dois lados, trabalhamos para o desenvolvimento do Estado de Goiás".
Leia também: