Home / Política

POLÍTICA

Caiado vence no 1º turno com mais de 57% dos votos válidos

Pesquisa Diagnóstico de intenção de voto para governador de Goiás, na modalidade estimulada, aquela em que é apresentada uma cartela com o nome dos candidatos ao eleitor, divulgada nesta segunda-feira (29/08), confirma que o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é o preferido do eleitor goiano para o governo do Estado nas eleições de outubro próximo. De acordo com o levantamento do portal Diário de Goiás, Caiado tem 45,1% das intenções de voto, contra 24,8% do segundo colocado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do Patriota.

Na terceira posição, segundo a pesquisa, aparece o candidato do PL, deputado Major Vitor Hugo, com 5,2% das indicações. A socióloga Cintia Dias do PSOL, aparece com 1,0%. O ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Wolmir Amado tem 0,8%. A professora Helga Martins, do PCB, tem 0,8%. Professor Pantaleão (UP) e Vinicius Gomes da Paixão (PCO) aparecem com 0,3%. Brancos e nulos/Não sabem ou não opinaram somam 21,4%.

Espontânea

Quando os nomes dos candidatos não são mostrados para os eleitores, o número de indecisos mais que dobra e 51% daqueles entrevistados respondem que não definiram seus votos. 2,3% votam nulo. O governador Ronaldo Caiado foi citado por 27% dos entrevistados, enquanto Gustavo Mendanha tem 14,9% da preferência eleitoral.

A socióloga Cintia Dias, do PSOL foi citada por 0,6% dos entrevistados. Como os eleitores nesse levantamento, podem citar o nome de qualquer candidato, o ex-governador Marconi Perillo foi mencionado por 0,4% do eleitorado. O tucano no entanto, lidera as pesquisas de intenção de voto ao Senado Federal. Edigar Diniz, do Novo foi mencionado por 0,2% dos entrevistados. Professor Pantaleão (UP), Helga Martins (PCB) e Vinicius da Paixão (PCO), 0,1%.

Rejeição

O governador Ronaldo Caiado lidera a rejeição entre os nomes que disputam o Palácio das Esmeraldas. Ele foi citado por 16,7% quando o questionário da empresa pergunta sobre candidatos que os eleitores jamais votariam. Vitor Hugo, do PL, aparece em segundo com 8,7%. Mendanha e Professor Pantaleão, juntos, aparecem com 5,2%. O ex-reitor da PUC, Wolmir Amado, tem 5,0%.

Cintia Dias, do PSOL, tem 4,9%. Professora Helga e Vinicius Paixão tem 4,3% enquanto Edigar Diniz do Novo aparece com 3,9%. 45,9% não rejeitam nenhum candidato. 18,6% não sabem ou não opinaram.

Segundo Turno

A pesquisa também testou um hipotético cenário de segundo turno entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha. Na avaliação do instituto, o candidato do União Brasil sagraria-se vencedor com 53,9% das intenções de voto. O ex-gestor municipal ficaria com 31,0% dos votos. 9,7% votariam branco ou nulo. 5,4% não sabem ou não quiseram opinar.

Levando-se em consideração apenas os votos válidos, o candidato do União Brasil à reeleição, Ronaldo Caiado, venceria o pleito já no primeiro turno com 57,3% das intenções de votos. Gustavo Mendanha, nessa avaliação, teria 31,5% e Vitor Hugo 6,6%.

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 21 e 25 de agosto e foi registrada no TSE sob os números BR-04512/2022 e GO-04495/2022. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o Intervalo de Confiança é de 95%.

Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendanha (Patriota) e Vitor Hugo (PL)

Levantamento realizado Diagnóstico Pesquisas mostra o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na corrida ao Senado Federal com 25% de intenção de votos. Na segunda posição aparece o deputado federal delegado Waldir Soares (União) com 17,4%. O candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), empresário Wilder Morais (PL) tem 5,1% das intenções de voto.

No levantamento divulgado no dia 10 de agosto, Marconi aparecia com 24,8% enquanto Waldir Soares tinha 19,4% e Morais, 7,0%. Com exceção do tucano, todos variaram para baixo ao longo dos últimos dezoito dias mas sem grandes diferenças entre um e outro. João Campos que tinha 6,9% agora tem 4,8%.

O ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) aparece pela primeira vez como candidato, com 4,2% das intenções de voto, à frente do ex-ministro das Cidades Alexandre Baldy (PP), que tem 3,0%. Leonardo Rizzo, do Novo tem 1,3% e Denise Carvalho, do PCdoB, 1,2%. Manu Jacob do PSOL tem 0,9%. Antônio Paixão do PCB tem 0,0%.

Marconi Perillo (PSDB) e Delegado Waldir (União Brasil)

Rejeição

Além de liderar a corrida ao Senado, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 24,6%, também aparece como candidato com maior índice de rejeição. Delegado Waldir é o segundo com 12,1%. Baldy e Vilmar Rocha aparecem em terceiro e quarto, respectivamente, com 6,2%, ambos. 

João Campos, do Republicanos, tem 6,1% enquanto o empresário Wilder Morais, tem 5,6%. Denise Carvalho, do PCdoB tem 5,3%. Antônio Paixão, do PCO tem 5% enquanto Manu Jacob tem 4,8%. Leonardo Rizzo, do Novo soma 4,4% da rejeição. Não rejeita ninguém são 39,2% enquanto não sabem ou não conseguem opinar representam 16,8%.

Bolsonaro abre 15 pontos contra Lula em Goiás

O presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu 15,4 pontos percentuais sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto, de acordo com a pesquisa Diagnóstico Hoje, o atual presidente tem 45,6% enquanto Lula aparece com 30,2%. O ex-ministro e ex-governador do Ceara, Ciro Gomes (PDT) tem 4,2%. Em 10 de agosto, os candidatos apareciam em empate técnico. Bolsonaro tinha 38% enquanto o petista tinha 36,2%.

O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos a presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem 49%, enquanto Jair Bolsonaro, tem 34,8%. Ciro Gomes é o terceiro com 10,3%,

O presidente Jair Bolsonaro também lidera quando os entrevistadores não mostram as cartelas com os nomes dos candidatos aos eleitores no levantamento espontâneo. Ele tem 41,3% das intenções de voto contra 25,7% de Lula. Gomes, do PDT tem 2,3% e Marçal, 0,9%.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias