Política

Henrique Alves prioriza Meio Ambiente e Habitação

Diário da Manhã

Publicado em 3 de agosto de 2022 às 14:35 | Atualizado há 3 anos


Com a proximidade das eleições, vários candidatos a cargos do Legislativo iniciaram a divulgação de suas propostas e bandeiras que pretendem defender caso alcancem sucesso nas urnas. O objetivo é deixar o eleitor bem-informado para que possa avaliar o perfil de cada candidato e ter elementos suficientes para escolher aquele em quem irá votar. Vereador pelo MDB em Goiânia, Henrique Alves é pré-candidato a deputado estadual pretende defender na Assembleia Legislativa projetos nas áreas da habitação e meio ambiente.

O vereador e pré-candidato diz que buscará aprovar leis que tornem mais célere o processo de regularização fundiária no estado. “É preciso simplificar e fazer a adequação com a lei federal para que você tenha formas mais ágeis de conduzir todo esse processo. Para isso, é necessário reduzir a burocracia do Estado, para que ele possa emitir escrituras e construir unidades habitacionais para a população”, explica.

Henrique Alves cita como exemplo positivo de política de regularização fundiária o Programa Primeira Escritura, com o qual colaborou para a execução quando foi secretário de Planejamento e Habitação de Goiânia e defende que projeto semelhante seja implantado em outros municípios goianos. “Esse trabalho nos possibilitou entregar mais 10,6 mil escrituras aqui na capital. Aquele cidadão que recebeu a escritura passou a ter a certeza e a segurança de que aquela casa é dele e isso é algo que não tem preço para aquela família”, comenta.

O vereador defende, como pré-candidato, projetos que ajudem o estado a crescer economicamente sem afetar o Meio Ambiente. Ele afirma que uma das formas de se alcançar este objetivo é implantar políticas públicas que garantam investimentos em capacitação, agregando tecnologia e conhecimento na cadeia produtiva do agronegócio. “A partir da qualificação do pequeno produtor rural você passa a conscientizar mais essas pessoas para a necessidade de se preservar nossos recursos naturais, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa as técnicas de produção com formas de produzir menos agressivas à natureza”, pontua.

Segundo Henrique Alves, o Estado precisa ser capaz de criar e implantar ações que efetivamente aumentem a produção agrícola aliando desenvolvimento com o menor impacto possível ao Cerrado. “O Meio Ambiente não é inimigo do desenvolvimento, muito pelo contrário, ele contribui para o desenvolvimento. Sem o equilíbrio do Meio Ambiente você não tem água para plantar, energia elétrica e toda variedade de insumos que são necessários para que a gente tenha uma economia viável”, acrescenta.

Experiência
Na Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Henrique Alves é presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), uma das mais importantes comissões da Casa. Além disso, ele é advogado com especializações em Direito Ambiental, Direito Tributário e mestre em Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável. O pré-candidato despertou para a política na vida estudantil, quando se elegeu presidente do Centro Acadêmico Clóvis Bevilácqua do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Já no exercício da advocacia, Henrique Alves teve sua segunda atuação política na área classista da OAB-GO, presidindo a Comissão de Advocacia Jovem (CAJ) e como integrante da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico (CDIU). O vereador também foi secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia na gestão do ex-prefeito Iris Rezende. E antes de se candidatar ao cargo de vereador, ele foi auxiliar do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, na área de arrecadação na Secretaria Municipal de Finanças e foi secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, na gestão do ex-prefeito Iris Rezende.

Leia também:




Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias