Home / Política

POLÍTICA

Mais jovens aptos a votar nas eleições deste ano em Goiás

Em ano de eleição é comum crescer o número de eleitores, mas esse ano muitos adolescentes se motivaram a fazer o documento eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) constatou um aumento significativo nessa faixa de eleitorado. Não se sabe se por causa de campanhas nacionais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em conjunto com artistas e influenciadores digitais, o fato é que qualquer que seja o motivo esses jovens despertaram o interesse pelo voto.

Goiás cresceu na mesma proporção nacional de eleitores aptos a votar na eleição desse ano, em 2020, eram 4,6 milhões e hoje 4,7 milhões, o que dá uma média de 6%. Embora acredita-se que ainda baixa pelo contingente de jovens que deixaram de fazer, de um número estimado de 104.000 habitantes nessa faixa etária, somente média de 40% fizeram o documento, e dos que fizeram uma média de 63% são mulheres.

Estima-se que Goiás tenha média de 63% de eleitores mulheres, e em uma faixa bem menos significante ficam os homens que corresponde a 37%, esses dados são do TRE.

No país

Já o TSE mostra uma realidade um pouco parecida com o cenário do país que aponta um eleitorado de 156,4 milhões, uma média de 6,21% em relação a 2018. As mulheres representam a maioria desses eleitores média de 52,65%, e os novos títulos de jovens contam ainda nível nacional com um número de 2.116.781 que pela idade ainda pode ter a opção de ir votar ou não, já que como os 14.283.281 de idosos, tem o voto facultativo, assim não são obrigados a votar.

Os homens representam 57,35% desse eleitorado nacional, e a maioria dos candidatos a cargos eletivos. De acordo com o TSE, São Paulo ainda é o maior colégio eleitoral do país, ao todo o sudeste representa 42,64% do eleitorado brasileiro, seguido pelo nordeste que concentra o maior número de estados e ocupa o 2º lugar com 27,11%, em seguida o sul, com 14,42%, o norte com 8,03% e o centro-oeste na lanterna com 7,38%.

Goiás aparece com vinte e três munícipios com mais números de eleitores maiores que a população, segundo o TRE e o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatísticas). Para os órgãos estranho mais não incomum.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo será no dia 30 de outubro. As eleições de 2022 são para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Mais de 118 milhões de eleitores — três a cada 4 brasileiros (75,51%) — já cadastraram a biometria e serão identificados por meio das impressões digitais. Em 2018 eram 59,31% e, em 2014, apenas 16,7%.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias