Home / Política

POLÍTICA

Eleições 2022: Balanço TRE-GO(Tribunal Regional Eleitoral)

De acordo com o TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral),o processo de votação está dentro da normalidade. Os mesários fizeram testes de urnas sem maiores alterações o que significa que a votação até o momento está seguindo sem maiores intercorrências.

Os eleitores também estão sendo avisados através de Banners e cartazes quanto a qualquer modificação na zona eleitoral. Não será permitido o uso de celulares no momento da votação. Quanto a questão dos resultados obtidos nas votações realizadas por brasileiros nas sessões internacionais, os resultados serão unificados juntamente com todos os estados da federação e só serão totalizados a partir das 17 horas, horário de Brasília.

No momento, algumas ocorrências foram identificadas. Na noite deste sábado (1) , por conta das fortes chuvas, uma enxurrada derrubou um muro que caiu próximo a uma escola. A enxurrada acabou atingindo a escola municipal Odília Mendes, no bairro Planalto, inundando de lama todo o colégio, porém o corpo de bombeiros foi acionado e conseguiu realizar toda a limpeza do local, deixando o colégio apto para votação. Também foi identificado que um caminhão que realizava a distribuição das urnas, acabou sendo atingido pela chuva, o que acabou molhando algumas caixas. Foi realizada a troca dessas caixas, mas não foi ocasionado nenhum dano às urnas. Quanto aos candidatos que durante a madrugada, jogaram santinhos nas ruas, caso tenha alguma denúncia o ministério público tomará as medidas cabíveis quanto ao candidato.

Caso o eleitor não consiga votar, ele poderá se justificar através sistema e-títulos e por meio do mesmo sistema, será possível encontrar o local de votação para até 4 pessoas. Em Goiás foram emitidos um milhão e duzentos e vinte oito mil e-títulos. O sistema tem como objetivo facilitar para o eleitor a localização da sua zona de votação, sendo um suporte para o TRE no que tange a agilidade no processo de votação.

Até o presente momento foram identificadas sete ocorrências, que foram esclarecidas pelo coronel da polícia militar.  De acordo com o coronel, todas as ocorrências foram registradas no interior do estado por descumprimento de normas eleitorais, sendo as principais naturezas de ocorrência: não respeitar a lei seca e derramamento de santinho pelas vias públicas. Caso o eleitor cometa algum crime eleitoral próximos as suas zonas de votação, a polícia militar deverá abordar o autor e as devidas medidas cabíveis serão tomadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias