Home / Política

POLÍTICA

À PGR, Zambelli nega ilegalidade ao sacar arma e perseguir jornalista

Imagem ilustrativa da imagem À PGR, Zambelli nega ilegalidade ao sacar arma e perseguir jornalista

A Procuradoria-Geral da República tomou depoimento nesta quarta-feira, 16, da deputada federal Carla Zambelli no bojo da apuração sobre o episódio em que a Parlamentar sacou uma pistola e perseguiu o jornalista Luan Araújo, em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição presidencial. A oitiva foi solicitada pelo próprio Ministério Público Federal e autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Aliada de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, Zambelli foi ouvida por vioconferência. Em nota, a assessoria da deputada disse que ela esclareceu o contexto em que sacou sua arma, sustentando que sua conduta não se revestiu de nenhuma ilegalidade. A parlamentar se diz vítima de violência política. A assessoria ainda destaca que Zambelli tem porte federal e que a deputada se voluntariou para fazer exame de pólvora, com resultado negativo.

"A defesa da deputada esclarece que não existe nenhuma ação penal em andamento, tratando-se tão somente de um procedimento de apuração preliminar, a qual acredita conduzirá ao arquivamento do caso", registra ainda a nota da equipe de Zambelli.

No despacho que determinou a oitiva da deputada, Gilmar defendeu uma investigação do caso com um "ritmo adequado" devido à relevância do episódio. O ministro citou possíveis crimes de porte ilegal e disparo de arma de fogo e "infrações penais contra a liberdade pessoal, a honra ou a vida dos envolvidos".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias