Home / Política

POLÍTICA

Advogados deixam defesa de ex-ajudante de Bolsonaro investigado por desvio de joias

Tenente-coronel Mauro Cid é acusado de participar de esquema de venda de joias recebidas pela Presidência durante mandato de Jair Bolsonaro

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O advogado Bernardo Fenelon deixou recentemente a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro. Cid está preso desde maio sob suspeita de participar de um esquema de desvio e venda de joias recebidas por Bolsonaro durante seu mandato na Presidência.

Fenelon é o segundo advogado a deixar a defesa de Cid. Antes dele, Rodrigo Roca também havia se desligado do caso. A Polícia Federal investiga se Cid vendia as joias no exterior e repassava o dinheiro em espécie para Bolsonaro, tentando ocultar a origem dos recursos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Em um dos episódios investigados, Cid teria vendido dois relógios de luxo por US$ 68 mil durante uma viagem presidencial aos EUA em junho de 2022, depositando o valor na conta do pai no exterior. Em outra viagem em dezembro, após a derrota de Bolsonaro nas eleições, também teriam sido levadas joias para serem vendidas nos EUA.

Diálogos obtidos pela PF indicam que Cid e outro assessor presidencial, Marcelo Câmara, discutiam as restrições à venda dos bens no exterior e a necessidade de justificar o destino dos recursos. "Só dá pena porque estamos falando de 120 mil dólares", teria dito Cid.

A PF também investiga uma "operação resgate" feita por Cid para recuperar um "kit ouro branco" de joias da Arábia Saudita após temor de decisão do TCU que obrigasse a devolução dos presentes. As joias foram devolvidas sem menção à tentativa de venda no exterior. A PF vê indícios de enriquecimento ilícito de Bolsonaro no esquema.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias