Home / Política

POLÍTICA

Aterro sanitário em área de nascentes assusta moradores de Pontal do Araguaia

Prefeitura da cidade quer formar consórcio com outros municípios e fazer obra em local de nascentes. Proprietários se mobilizam

Imagem ilustrativa da imagem Aterro sanitário em área de nascentes assusta moradores de Pontal do Araguaia

A construção de um aterro sanitário em uma área rural de Pontal do Araguaia, no Mato Grosso, está tirando o sono de proprietários rurais e moradores da região. A Prefeitura da cidade formou com outros municípios da região um consórcio para fazer o lixão em uma área já comprada para esse fim e despertou a atenção dos proprietários.

“Estão querendo construir esse aterro a apenas 1.500 de onde há várias casas, em um local que tem uma vegetação preservada e é repositório de águas de várias nascentes que correm diretamente para o Rio Araguaia”, disse um dos moradores que se mobilizaram para tentar barrar o empreendimento.

O prefeito de Pontal do Arauguaia Adelcino Lopo (MDB) anunciou que estruturando os estudos para tocar a obra do aterro sanitário com outros 8 municípios. Um dos moradores das proximidades é Divino Rosa Rodrigues, proprietário do Bar do Baixinho, que recebeu uma comissão de outros moradores para discutir o assunto e buscar uma solução.

Os vizinhos foram unânimes em afirmar não serem contrários à construção de um aterro sanitário para servir a população de Pontal do Araguaia, mas ponderaram que é preciso realizar estudos e ter cuidado para causar o menor impacto ambiental possível. “Sabemos que não foi feito um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto no Meio Ambiente), apenas um estudo de viabilidade técnica, o que é muito pouco para um serviço que sabemos ser altamente impactante e perigoso para o meio ambiente”, ponderou outro morador.

Eles reiteraram não ser contra a iniciativa da Prefeitura de Pontal do Araguaia, mas sim contra a formação do consórcio, ainda que a legislação ambiental permita essa modalidade de agrupamento de administrações municipais. Outros moradores lembraram que há locais que estão com a vegetação mais devastada do que essa e que não representam perigo para as nascentes.

“Vamos procurar o Ministério Público Estadual e Federal e buscar modos de frear isso e queremos também que a Prefeitura discuta com a população, porque em um assunto de tamanha relevância assim não é possível que o prefeito queira fazer uma obra sem ouvir a população. Ele não pode decidir sozinho e ignorar nossos direitos”, finalizou outro morador.

Prefeito do Pontal do Araguaia

Aterro sanitário a 1.500 metros

Estudo de Impacto Ambiental

Consórcio de 9 cidades

Prefeito Adelcino Lopo

Divino Rosa Rodrigues – Baixinho

Mora em frente a esse local

Fizeram uma reunião no Bar do Baixinho e todos os produtores rurais foram contrários à instalação do aterro sanitário nesse local

Está em estudo de viabilidade técnica

São contra a instalação do consórcio

Que se procure uma área degradada pq essa é uma área de várias nascentes que são afluentes do Araguaia

Não são contra a construção do aterro, mas que vão procurar o MP e Câmara.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias