Política

Ato falho? Em CPMI General Heleno afirma que se considera um poder moderador

Gregory Rodrigues

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 22:58 | Atualizado há 4 meses

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), General Augusto Heleno, se confundiu ao responder um questionamento do Deputado Federal Rubens Pereira Júnior (PT/MA) sobre se considerar ou não um poder moderador. A pergunta foi apresentada durante depoimento prestado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8 janeiro que ocorreu nesta terça-feira, 26.


O parlamentar maranhense, inquiria Heleno quando pontuou: “O Senhor se reconhece como um poder moderador?!”, o general prontamente consentiu dizendo “Sim”. Ao ser provocado quanto a inexistência de previsão constitucional para tal e se teria a certeza do que estava dizendo, o ex-ministro alegou ter confundido o que foi dito, pois teria entendido que Júnior o perguntou sobre ele ser “moderado” no sentido de intermediar possíveis ações radicais para evitá-las.



“O senhor mais uma vez está usando mal as palavras. […] vou explicar, eu não me considero um poder moderador, como eu, uma pessoa sozinha vou ser um poder moderador?” rebateu heleno



“[…] não há na constituição de 1988 esse poder moderador, isso é fora da realidade, isso é um ‘terraplanismo’ constitucional” disse Júnior.


Deputado Federal Rubens Junior

A sessão da CPMI foi marcada por constantes confrontos travados entre o depoente e parlamentares governistas, incluindo a própria relatora da comissão, Senadora Eliziane Gama (PSD/MA), que foi constantemente interrompida pelo ex-ministro, que demonstrando claro nervosismo, se valeu de palavras de baixo calão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias