Home / Política

POLÍTICA

Caiado cobra do Governo Federal avanços na geração de energia elétrica em Goiás

Governador citou problemas enfrentados pela população, produtores e empresários e pediu novos leilões de redes de transmissão e centrais hidrelétricas

Ronaldo Caiado durante audiência com ministro de Minas e Energia,
Alexandre Silveira: falta de energia atrapalha crescimento de Goiás Ronaldo Caiado durante audiência com ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira: falta de energia atrapalha crescimento de Goiás

O governador Ronaldo Caiado solicitou ontem, em Brasília, ao ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) prioridade na realização de leilões para redes de transmissão, especialmente nas regiões Norte e Vale do Araguaia, em Goiás. “Temos um potencial enorme não só de irrigação, mas de produtividade, na agricultura e na pecuária, e estamos engessados por falta de energia”, disse.

Caiado aproveitou a oportunidade para enfatizar que o fornecimento de energia elétrica é um “calcanhar de Aquiles” para o desenvolvimento do estado. Ele pediu ao ministro a retomada da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). “Não tenho nada contra a energia eólica e fotovoltaica, mas acho que estamos deixando de lado um potencial que temos”, alertou. A audiência com Alexandre Silveira durou cerca de uma hora.

Segundo Caiado, o ministro prometeu empenho para antecipar os leilões de redes de transmissão no Norte Goiano e Vale do Araguaia para o primeiro semestre de 2025. Também sinalizou positivamente para a realização de novos leilões de PCHs. “Com isso, teremos a oportunidade de trazer essa fonte de energia limpa e perene”, arrematou o governador, em referência à energia hidrelétrica.

Outra bandeira levantada pelo governador foi a importância do apoio à produção de etanol. “É fruto de uma pesquisa nacional e precisamos desenvolver muito mais”, destacou ele. Goiás é atualmente o segundo maior produtor de etanol do país, atrás apenas de São Paulo. Entre os maiores produtores de cana-de-açúcar, o estado ocupa a terceira posição.

Enel

Crítico do sucateamento e venda da Celg para a Enel, o governador Ronaldo Caiado atuou para a melhoria do fornecimento de energia elétrica desde que assumiu o governo do estado, em 2019.

Diante das frequentes faltas de energia que afetam desde o consumidor comum, aos produtores rurais e indústrias, Caiado buscou meios de cobrar soluções e atuou junto ao governo federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que aumentasse a fiscalização sobre os problemas no trabalho da Enel.

Em fevereiro de 2023, a Equatorial Energia comprou a Enel Distribuição, em um negócio de quase R$ 1,6 bilhão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias