Home / Política

Eleições 2024

Caiado e Daniel buscam coesão da base aliada em todo estado

Em fevereiro, o governador e o vice iniciarão diálogo com os presidentes de partidos e lideranças municipais para a formatação de chapas e alianças

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela: aquecimento da base aliada nos 246 municípios goianos Ronaldo Caiado e Daniel Vilela: aquecimento da base aliada nos 246 municípios goianos

O governador Ronaldo Caiado e o vice Daniel Vilela vão atuar junto, a partir de fevereiro, para buscar o consenso na base aliada para a formatação de chapas majoritárias (prefeito) e proporcionais (vereador) nos 246 municípios goianos. Os líderes governistas vão conversar com os presidentes dos partidos aliados (União Brasil, MDB, PSD, Podemos, Solidariedade, Agir, PRTB, PDT, Progressistas, Republicanos e outros), além de prefeitos, vereadores e líderes influentes locais.

No início do ano, Caiado e Daniel fizeram uma leitura da radiografia política do estado, município por município, em encontro de duas horas no Palácio das Esmeraldas, e chegaram à conclusão que as maiores dificuldades estão em Goiânia, Anápolis e Rio Verde, onde há divisões internas.

Os principais trunfos de Caiado e Daniel para as eleições municipais deste ano: alta popularidade do governo de Goiás e quantidade expressiva de prefeitos atuais aliados – são mais de 200 no total de 246. A mesma força eleitoral ocorre nas câmaras municipais, onde os partidos União Brasil, MDB e aliados são hegemônicos.

Há divisões na base governista em outras cidades, como Goianésia, Catalão, Porangatu, Jataí, Uruaçu, Itumbiara, Formosa, Águas Lindas, Valparaiso,Cidade Ocidental, Trindade e Senador Canedo, mas o Palácio das Esmeraldas vai buscar candidaturas de consenso.

No Palácio das Esmeraldas, a opinião é de que uma vitória expressiva da base aliada em 2024 é fundamental para fortalecer os projetos eleitorais de 2026 – Ronaldo Caiado à Presidência da República e Daniel Vilela ao governo de Goiás.

A partir de fevereiro, as conversações serão intensas, avisa um assessor político do governador. A expectativa é chegar às convenções partidárias, em julho, com o menor índice possível de racha na base aliada, o que, na visão dele, contribui para ampliar o número de vitórias dos candidatos apoiados por Caiado e Vilela.

Goiânia

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela não sinalizaram ainda qual será a solução para Goiânia: Bruno Peixoto (União Brasil) e Jânio Darrot (MDB) estão no páreo, e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos ainda alimenta a expectativa de contar com o apoio do governador.

Com as mortes de Iris Rezende e Maguito Vilela, desistência da advogada Ana Paula Rezende e inelegibilidade de Gustavo Mendanha, o MDB de Daniel Vilela ficou sem opção competitiva em Goiânia.

Uma aliança com Vanderlan Cardoso (PSD) está distante, após o senador se posicionar contrário às candidaturas de Ronaldo Caiado à reeleição e de Vilmar Rocha ao Senado, em 2022.

A oposição aparece na capital com as pré-candidaturas de Adriana Accorsi (PT) e Gustavo Gayer (PL).

Aparecida

Já em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do estado, o governo Caiado conta com a simpatia dos dois principais candidatos à prefeitura: Viilmar Mariano (MDB) e Professor Alcides (PL).

Até agora a oposição não lançou nome capaz de quebrar a polarização Vilmar/Alcides, o que poderá acontecer até outubro.

Anápolis

Em Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do estado, a base governista ainda não definiu candidatura à prefeitura, o que mantém o cenário incerto para outubro. O prefeito Roberto Naves (Republicanos), já foi reeleito.

Os nomes que surgem no bloco caiadista na cidade são: vice-prefeito Márcio Cândido (PSD), Leandro Ribeiro (PP), Márcio Corrêa (MDB) e Major Vitor Hugo (PL).

O principal adversário do Palácio das Esmeraldas é o deputado estadual Antônio Gomide (PT), que já foi prefeito duas vezes e perdeu a última disputa para Roberto Naves em 2020.

Rio Verde

Em Rio Verde, quatro maior colégio eleitoral do Estado, o prefeito Paulo do Vale (União Brasil), já reeleito, vai lançar o médico Welligton Carrijo (hoje MDB, mas deve migrar para o União Brasi). O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira trocou o PSD pelo PL e vai contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro na corrida à prefeitura.

A deputada federal Marussa Boldrin resiste em apoiar o candidato apoiado pelo prefeito Paulo do Vale, com quem tem divergências políticas e pode indicar o vice na chapa de Lissauer Vieira.

Nailton Oliveira: “Aliado de Caiado leva vantagem na disputa de prefeito”

“Vai levantar vantagem na disputa pelas prefeituras goianas, este ano, o candidato que for aliado do governador Ronaldo Caiado”. A afirmação é de Nailton de Oliveira, que tem longa experiência política ao exercer, por quatro vezes, a prefeitura de Bom Jardim de Goiás, presidência da Associação Goiana de Município (FGM), um dos fundadores da Federação Goiana de Municípios (FGM) e presidente estadual do MDB.

Para o líder municipalista, a popularidade de Caiado em todo o estado “turbina” as candidaturas majoritárias do União Brasil e partidos aliados, ao mesmo tempo que enfraquecem a oposição. “Eu ando pelo interior e vejo que os políticos querem estar ao lado do governador, colocar na propaganda política visual a fotografia com Ronaldo Caiado e Gracinha Caiado”.

Nailton de Oliveira sustenta que a recuperação das finanças do Estado em cinco anos e a transformação nas áreas de saúde, educação e segurança pública, além dos programas sociais, elevam o prestígio de Caiado nos municípios e também em todo o país. “Os projetos de Caiado estão sendo copiados por governadores e prefeitos estado afora”.

O ex-prefeito de Bom Jardim confirma previsão feita pela FGM e AGM, de eleição de dois terços das prefeituras pelos partidos que dão sustentação ao Palácio das Esmeraldas no pleito de 6 de outubro. “A força eleitoral do governo Caiado é algo extraordinário. Só o União Brasil conta hoje com 110 dos 246 prefeitos. O MDB e demais partidos governistas também têm inúmeros gestores municipais”.

Força de Gracinha

O trabalho da primeira-dama Gracinha Caiado à frente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), com a implementação de programas sociais, como Mães de Goiás, também amplia a popularidade de Ronaldo Caiado em todo o estado. Ele cita pesquisa realizada pela FGM em que 90% das primeiras-damas municipais aprovam o trabalho de Gracinha Caiado.

Para o ex-prefeito, Gracinha Caiado é a principal revelação política de Goiás nos últimos anos e, lembra ele, ela vai ocupar espaços ainda maiores na política, seja como candidata a senadora seja como candidata a governadora. “Gracinha é humilde, atenciosa, eficiente e se interage com as primeiras-damas, prefeitos e lideranças municipais”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias