Home / Política

POLÍTICA

Caiado pede impeachment de desembargador que pediu fim da PM em Goiás

Governador afirmou já ter solicitado que a Procuradoria Geral penalize Adriano Roberto Linhares Camargo

Foto: José Cruz/Agência Brasil Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que está em viagem para a China, pediu o impleachment do desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo, após o jurista defender o fim da Polícia Militar de Goiás (PMGO). A fala ocorreu durante uma sessão de julgamento da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na quarta-feira, 1.

Na sessão, Adriano comenta: "Aqui vai uma reflexão pessoal: para mim, tem que acabar com a Polícia Militar. A PMGO é invisível, vemos nos jornais a quantidade de confrontos e ninguém leva um tiro. Morrem quatro, cinco, seis. Não é por preparo não, nós sabemos porque é."

Em resposta, Ronaldo Caiado gravou um vídeo em que falou que o desembargador "praticou um verdadeiro crime contra a PMGO". Além disso, o governador afirmou, por duas vezes, ter orgulho de ser o comandante da instituição.

"O senhor, no mínimo, vou corrgir: você devia conhecer a Constituição Brasileira [...]. Neste momento em que você pede a extinção da Polícia Militar do Estado de Goiás, você está atentando contra o Estado Democrático de Direito", afirma.

Caiado continua: "O senhor deve ter respeito pela Polícia Militar. A sua fala deve ser avaliada pelo Conselho de Ética do Tribunal de Justiça, que deve lhe impor o impeachment, porque você não tem qualidadea mínimas para responder com o título de desembargador. Você é um cidadão desrespeitoso, agressivo, inconsequente."

Por fim, o governador afirmou que já mandou o procurador-geral do estado de Goiás fazer um documento para encaminhar ao corregedor, para que as fossem tomadas as devidas providências.

Confira o vídeo

A Associação de Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), preferiu não comentar sobre o assunto, pois “não se posiciona acerca de decisões proferidas por juízes e desembargadores”.

Nota do Tribunal de Justiça

"O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás esclarece que compreensões ou opiniões expressadas por magistrados, em suas decisões e julgamentos, representam entendimento e convencimentos pessoais.

O Poder Judiciário estadual, que é representado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, tem em elevado conceito a Polícia Militar do Estado de Goiás que, historicamente, tem prestado relevantes serviços à população goiana e merece o respeito e a consideração do TJGO."

Nota da Polícia Militar

"Com respeito à justiça, leis, autoridades e aos cidadãos goianos, esta nota de desagravo, em nome da Polícia Militar de Goiás, reafirma com firmeza nosso inabalável compromisso em servir e proteger a população, com uma dedicação incansável na implacável luta contra a criminalidade e na garantia da segurança pública.

Repudiamos com veemência os inaceitáveis e desrespeitosos comentários proferidos na Sessão Criminal de hoje, 01 de novembro de 2023, que ousaram questionar o nosso papel essencial e a dedicação incansável de nossos bravos policiais em servir à comunidade.

Tais comentários distorcidos e prejudiciais não possuem qualquer respaldo na realidade de nossa instituição, nem no compromisso diário e inquebrantável de nossos valorosos policiais.

Repudiamos tais generalizações injustas e negativas.

Com orgulho, reconhecemos que, graças aos incansáveis esforços de nossos policiais, Goiás se destaca como uma fortaleza de segurança no Brasil, atraindo cidadãos e impulsionando o vigoroso desenvolvimento econômico e social de nossa região.

Ao longo de 165 anos de história, evoluímos, aprimoramos profissionais e adotamos práticas embasadas em princípios legais e de direitos humanos, mantendo o compromisso com a transparência, a responsabilidade e a busca incessante pela excelência, visando intransigentemente a segurança e o bem-estar da sociedade goiana.

Estamos sempre dispostos a um diálogo construtivo e a um constante aprimoramento na implacável batalha contra a criminalidade.

Continuaremos nossa incansável missão de erradicar o crime e de proporcionar um ambiente de segurança a todos os cidadãos de Goiás."

Mais vídeos:

  • POLÍTICA

    Caiado e Ministro da Educação lançam Programa Pé-de-Meia em Goiás

    O objetivo do Programa Pé-de-Meia é combater a evasão escolar entre os estudantes do ensino médio e melhorar a condição social do aluno

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 16:30

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • POLÍTICA

    Ronaldo Caiado celebra expansão dos serviços da Saneago

    O valor investido pelo Governo de Goiás, por meio da Saneago, será de R$ 139,3 milhões, com o intuito de aprimorar e fortalecer os serviços na capital.

    Publicado sexta-feira, 08 de março de 2024 - 14:44

    / Atualizado sexta-feira, 08 de março de 2024

  • POLÍTICA

    "Luta AO VIVO": Sessão em Câmara de vereadores da Bahia termina após vereadores saírem na porrada

    Confusão começou após um dos parlamentares chamar a presidente da Câmara de descarada

    Publicado quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias