Home / Política

POLÍTICA

Caiado pede impeachment de desembargador que pediu fim da PM em Goiás

Governador afirmou já ter solicitado que a Procuradoria Geral penalize Adriano Roberto Linhares Camargo

Foto: José Cruz/Agência Brasil Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que está em viagem para a China, pediu o impleachment do desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo, após o jurista defender o fim da Polícia Militar de Goiás (PMGO). A fala ocorreu durante uma sessão de julgamento da Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na quarta-feira, 1.

Na sessão, Adriano comenta: "Aqui vai uma reflexão pessoal: para mim, tem que acabar com a Polícia Militar. A PMGO é invisível, vemos nos jornais a quantidade de confrontos e ninguém leva um tiro. Morrem quatro, cinco, seis. Não é por preparo não, nós sabemos porque é."

Em resposta, Ronaldo Caiado gravou um vídeo em que falou que o desembargador "praticou um verdadeiro crime contra a PMGO". Além disso, o governador afirmou, por duas vezes, ter orgulho de ser o comandante da instituição.

"O senhor, no mínimo, vou corrgir: você devia conhecer a Constituição Brasileira [...]. Neste momento em que você pede a extinção da Polícia Militar do Estado de Goiás, você está atentando contra o Estado Democrático de Direito", afirma.

Caiado continua: "O senhor deve ter respeito pela Polícia Militar. A sua fala deve ser avaliada pelo Conselho de Ética do Tribunal de Justiça, que deve lhe impor o impeachment, porque você não tem qualidadea mínimas para responder com o título de desembargador. Você é um cidadão desrespeitoso, agressivo, inconsequente."

Por fim, o governador afirmou que já mandou o procurador-geral do estado de Goiás fazer um documento para encaminhar ao corregedor, para que as fossem tomadas as devidas providências.

Confira o vídeo

A Associação de Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), preferiu não comentar sobre o assunto, pois “não se posiciona acerca de decisões proferidas por juízes e desembargadores”.

Nota do Tribunal de Justiça

"O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás esclarece que compreensões ou opiniões expressadas por magistrados, em suas decisões e julgamentos, representam entendimento e convencimentos pessoais.

O Poder Judiciário estadual, que é representado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, tem em elevado conceito a Polícia Militar do Estado de Goiás que, historicamente, tem prestado relevantes serviços à população goiana e merece o respeito e a consideração do TJGO."

Nota da Polícia Militar

"Com respeito à justiça, leis, autoridades e aos cidadãos goianos, esta nota de desagravo, em nome da Polícia Militar de Goiás, reafirma com firmeza nosso inabalável compromisso em servir e proteger a população, com uma dedicação incansável na implacável luta contra a criminalidade e na garantia da segurança pública.

Repudiamos com veemência os inaceitáveis e desrespeitosos comentários proferidos na Sessão Criminal de hoje, 01 de novembro de 2023, que ousaram questionar o nosso papel essencial e a dedicação incansável de nossos bravos policiais em servir à comunidade.

Tais comentários distorcidos e prejudiciais não possuem qualquer respaldo na realidade de nossa instituição, nem no compromisso diário e inquebrantável de nossos valorosos policiais.

Repudiamos tais generalizações injustas e negativas.

Com orgulho, reconhecemos que, graças aos incansáveis esforços de nossos policiais, Goiás se destaca como uma fortaleza de segurança no Brasil, atraindo cidadãos e impulsionando o vigoroso desenvolvimento econômico e social de nossa região.

Ao longo de 165 anos de história, evoluímos, aprimoramos profissionais e adotamos práticas embasadas em princípios legais e de direitos humanos, mantendo o compromisso com a transparência, a responsabilidade e a busca incessante pela excelência, visando intransigentemente a segurança e o bem-estar da sociedade goiana.

Estamos sempre dispostos a um diálogo construtivo e a um constante aprimoramento na implacável batalha contra a criminalidade.

Continuaremos nossa incansável missão de erradicar o crime e de proporcionar um ambiente de segurança a todos os cidadãos de Goiás."

Mais vídeos:

  • POLÍTICA

    “Não considero isso corrupção” diz Janones ao pedir parte do salário de funcionários para pagar despesas pessoais.

    Deputado Federal Mineiro também foi acusado por ex-assessor durante entrevista a um programa de Tv

    Publicado segunda-feira, 27 de novembro de 2023 - 09:16

    / Atualizado segunda-feira, 27 de novembro de 2023

  • POLÍTICA

    Prefeito de Iporá alega não se lembrar dos disparos, afirma delegado

    Naçoitan Leite informou em depoimento que está em uso de medicamentos após uma cirurgia no estômago, oque causaria perda de memória

    Publicado quinta-feira, 23 de novembro de 2023 - 11:51

    / Atualizado quinta-feira, 23 de novembro de 2023

  • POLÍTICA

    Deputado Gustavo Gayer ameaça punir filha por bom desempenho no Enem

    Parlamentar afirma que alunos com nota alta são "avatares ideológicos"; 86% das questões foi elaborada durante o governo Bolsonaro, afirma presidente do INEP

    Publicado quinta-feira, 09 de novembro de 2023 - 21:28

    / Atualizado quinta-feira, 09 de novembro de 2023

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias