Home / Política

POLÍTICA

Chico Rodrigues vai presidir comissão da crise Yanomami

O senador ficou em evidência nacional após ser flagrado com dinheiro na cueca

Chico Rodrigues, entrevista concedida ao Jornal Nacional. Chico Rodrigues, entrevista concedida ao Jornal Nacional.

Chico Rodrigues, que é senador pelo partido (PSB) foi eleito nesta quarta-feira, 15),como presidente da Comissão Temporária Externa para acompanhar a crise que acontece dos Yanomami no Senado. Eleito em 2018 pelo estado de Roraima, ele ficou conhecido nacionalmente após ser flagrado com R $33 mil na cueca em outubro de 2020.

A disputa pela a presidência temporária não foi apenas com ele, quem disputou foi o Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), ambos senadores por Roraima,Elizane Gama (PSD), do Maranhão, e Humberto Costa (PT) de Pernambuco também integram a comissão.

A disputa pelos três cargos são os principais da comissão externa onde vai apurar a crise que gerou embate entre os senadores de Roraima e o governo. Os três senadores de Roraima concentram o foco na bancada da comissão.

O território onde concentra a maior terra indígena do Brasil, a Terra Yanomami passa por uma grave crise humanitária e sanitária em que dezenas de adultos e crianças sofrem com desnutrição grave e malária devido ao avanço do garimpo ilegal.

Quem é o senador Chico Rodrigues

Francisco de Assis Rodrigues, mais conhecido como Chico Rodrigues, tem 71 anos e nasceu em Recife (PE). É casado e pai de três filhos. Engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com especialização em políticas públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UCP) e desenvolvimento rural e urbano, vive em Roraima desde 1982.

Com dinheiro na cueca

Mas o senador Chico Rodrigues ficou famoso não por conta do seu mandato, mas sim quando foi flagrado pela Polícia Federal em outubro de 2020 com R $33 mil na cueca. O dinheiro foi encontrado no cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do parlamentar durante uma operação para apurar um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos para o combate à Covid-19 em Roraima.

O senador é favorável a exploração de garimpo

No de 2012, ele afirmou em uma entrevista que iria pedir para sua equipe legislativa desenvolver um projeto de lei para a regularização do garimpo em terras indígenas para atender a preocupação dessas populações e também as necessidades sociais dos garimpeiros. Em 2022, ele já defendeu o "garimpo artesanal" e pediu "limites na atuação de fiscais".

"Esse interesse é interesse nacional, sim, senhor. Preservando os benefícios às comunidades indígenas, mas acima de tudo, incorporando à comunhão nacional esses recursos do subsolo que são do Brasil. É da população brasileira", afirmou Rodrigues.

A comissão é feita por um colegiado de senadores

O grupo foi instaurado para acompanhar a crise já nesta quarta dia (15) de Fevereiro . A comissão terá a seguinte formação

Presidência: Chico Rodrigues (PSB-RR)

Vice-presidência: Eliziane Gama (PSD-MA)

Relatoria: Hiran Gonçalves (PP-RR)

O início na idealização da proposta é que um terceiro representante de Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), ficasse com a vice-presidência. Mas o senador petista, Humberto Costa (PE), discordou do arranjo e, após sua intervenção, o posto será integrado por Eliziane Gama.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias