Home / Política

POLÍTICA

Cidadão Tech: governo estadual irá lançar programa de inclusão digital

Secretário de ciência e tecnologia de Goiás aponta competividade, inclusão social e sustentabilidade como os pilares de prioridade do governo

"Defendemos que arte e tecnologia não são inimigas, podemos juntar as duas coisas", comenta José Frederico "Defendemos que arte e tecnologia não são inimigas, podemos juntar as duas coisas", comenta José Frederico

O governo de Goiás irá lançar ainda este ano o programa Cidadão Tech que tem como objetivo expandir a inclusão digital no estado. Em entrevista ao Diário da Manhã, nesta terça-feira, 16, o secretário de ciência, tecnologia e inovação de Goiás (Secti), José Frederico, mencionou a iniciativa.

"A ideia é dar um 'banho' de tecnologia. Nós vamos começar com o público de idosos. Eles são as maiores vítimas de golpes pela internet, são manipulados pela dificuldade de lidar com a tecnologia". A previsão é de que o programa seja lançado em 2024, afirmou o secretário.

Segundo o titular da pasta, a prioridade do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é alinhar competitividade, inclusão social e sustentabilidade aos avanços tecnológicos. Para isso, foram desenvolvidos os programas Sukatech, as Escolas do Futuro e os Laboratórios Start, destinados para crianças menos favorecidas terem o primeiro contato com tecnologia.

"O nosso objetivo é formar capital humano, formar jovens especializados em tecnologia e arte", pontuou o secretário.

Arte e Tecnologia

Uma das iniciativas do governo para fomentar a arte no estado é a Escola do Futuro Basileu França, que oferece cursos gratuitos de música, circo, teatro, dança, ballet e artes visuais.

"Defendemos que arte e tecnologia não são inimigas, podemos juntar as duas coisas", comenta José Frederico.

A estudante de jornalismo Ana Maria de Araújo fez parte do teatro na Escola Basileu durante dois anos. Ela atuou em peças como Capitães da Areia, uma inspiração do livro de Jorge Amado, sucesso de bilheteria no ano passado. Ana reforça a importância dessa experiência.

"O Basileu abriu portas para conhecimentos que eu não tinha antes sobre a área", afirma a estudante.

O secretário de ciência e tecnologia pontua que ''oportunidade é para todo mundo, especialmente para quem mais precisa".

Empreendedorismo

O HUB Goiás é o primeiro Centro de Empreendedorismo Inovador público do Centro-Oeste e conta com cerca de 100 estações de trabalho com vários programas tecnológicos. A iniciativa oferece mentoria gratuita para novos empreendedores e incentiva a criação de startups.

"Você pode olhar para a tecnologia e ser algo que só quer usar um pouco ou pode ter aptidão e essa se tornar sua profissão, quem sabe realizar uma transição de carreira, estamos aqui para isso", comenta o secretário.

Inteligência Artificial

Com o objetivo de acompanhar as tendências globais, em maio de 2024, o governo estadual irá realizar uma conferência internacional de aplicação de Inteligência Artificial (IA).

"A ideia é trazer pessoas de vários países para o estado. Parceiros da China, Estados Unidos já estão pré-confirmados", afirma o secretário. Segundo ele, o chefe do executivo estadual Ronaldo Caiado quer que o estado esteja à frente do tema.

A cúpula recebe o nome de AI Summit GO e deve orientar os investimentos em Inteligência Artificial em Goiás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias