Home / Política

POLÍTICA

Contenção realizada com sucesso: Lula mantém Daniela do Waguinho como Ministra do Turismo

Decisão foi anunciada após reunião de emergência realizada no Palácio do Planalto

Imagem ilustrativa da imagem Contenção realizada com sucesso: Lula mantém Daniela do Waguinho como Ministra do Turismo

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na manhã de hoje, 13 de junho a decisão de manter a atual Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil/RJ) à frente da pasta. Lula se decidiu pela manutenção de Daniela no cargo após reunião de emergência realizada no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM).

A atual Ministra compareceu a sede do Poder Executivo acompanhada de seu marido, o Prefeito da cidade de Belford Roxo, popularmente conhecido como Waguinho (União Brasil/RJ). A saída de Daniela seria um pedido do próprio partido, que havia apresentado indicação do Deputado Federal Celso Sabino (União Brasil/PA) para ocupar o cargo, ele teria ainda as bênçãos de grandes lideranças do centrão e do presidente da Câmara, o Deputado Arthur Lira (PP/AL).

A princípio a crise que estava instalada parece estar controlada, no entanto a Ministra do Turismo ainda participará de uma Reunião Ministerial na próxima semana, e há especulação nos bastidores de que conforme os próximos acontecimentos, o mandatário da república possa rever seu posicionamento tomado no dia de hoje. A situação de Daniela segue sob uma linha tênue dentro do partido, desde que ela teria anunciado a possibilidade de mudança de sigla, migrando para o Progressistas, partido de Arthur Lira.

O Governo Federal está com uma faca de dois gumes nas mãos, pois de um lado tem sua sensível situação ante ao congresso nacional, onde ainda não possui articulação plena para garantir a aprovação dos projetos considerados essenciais, basta que se observe como ocorrem as últimas votações na câmara dos deputados. Do outro lado, no Rio de Janeiro, reduto amplamente bolsonarista, Daniela e seu marido foram cruciais para a melhoria do desempenho do petista durante as eleições de 2022.

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nega que exista intenção de uma reforma ministerial. Mas, ao que se sabe, na política não existem certezas, e tudo pode acontecer da noite para o dia.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias