Home / Política

POLÍTICA

Deputado Federal Gustavo Gayer é denunciado por racismo e injúria racial

PGR move ação contra parlamentar por declarações ofensivas em podcast e solicita multa de R$1 milhão para políticas de combate ao racismo

Bruno Spada/Agência Câmara Bruno Spada/Agência Câmara

A Procuradoria-Geral da República denunciou o deputado Gustavo Gayer e o apresentador de podcast Rodrigo Arantes ao Supremo Tribunal Federal por injúria, racismo e incitação ao ódio.

Segundo a denúncia, em junho Gayer chamou o ex-presidente Lula de "bandido" em um podcast e associou africanos a baixo quociente de inteligência, afirmando que eles não teriam "capacidade cognitiva" para viver em democracia. Ele também fez ataques ao STF e ao Senado.

Na mesma entrevista, Arantes teria reforçado a associação racista. Posteriormente, após o ministro Silvio Almeida, que é negro, pedir apuração do caso, Gayer o chamou de "analfabeto funcional".

Para a PGR, as falas induziram e incitaram discriminação e preconceito contra negros, comparando-os a macacos e disseminando ideias racistas. A denúncia acusa os dois de injúria e racismo.

Se aceita pelo STF, Gayer e Arantes passam à condição de réus e irão responder processo por esses crimes. A denúncia representa mais um capítulo na série de declarações polêmicas do deputado bolsonarista Gustavo Gayer.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias