Home / Política

POLÍTICA

“É inconstitucional” afirma Gilmar Mendes sobre PEC que autoriza Congresso anular decisões do STF

Ministro da Suprema Corte relembrou que texto semelhante já esteve presente, durante a ditatura Varguista

Imagem ilustrativa da imagem “É inconstitucional” afirma Gilmar Mendes sobre PEC que autoriza Congresso anular decisões do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que permitiria ao Congresso Nacional anular decisões da mais alta Corte de Justiça do País, é claramente inconstitucional. A fala foi realizada na tarde da última quarta-feira, 8, após almoço com parlamentares membros da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços.

O texto criticado por Mendes foi protocolado na Câmara dos Deputados com assinaturas acima do necessário para que o projeto iniciasse a tramitação na Casa Baixa. Ao todo 175 parlamentares, com recorte especial para os do espectro bolsonarista defendem a aprovação a proposta que de acordo com o ministro apenas existiu no país durante a ditadura comandada por Getúlio Vargas em 1973.

"Isso, se passar, obviamente que interpretaremos como inconstitucional. Essa ideia não tem boa origem. Isso é da ditadura Vargas, está na Constituição de 1937, que o povo costumou a chamar de polaca. Cassava-se decisão do Supremo por decreto, e, foi cassado. Então é bom ter essa lembrança, quando alguém for pensar nisso, saber que tem má história no constitucionalismo brasileiro" Ministro Gilmar Mendes

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Apesar de a chamada “Era Vargas” carregar consigo marcas positivas relacionadas ao desenvolvimento industrial e da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os registros da forte perseguição e censura à imprensa livre e a artistas não podem ser esquecidos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias