Home / Política

POLÍTICA

Ex-candidato a vice de Bolsonaro, Braga Netto é condenado à inelegibilidade pelo TSE

Ex-presidente da República recebeu segunda sentença condenatória, porém, nada muda.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-candidato a vice de Bolsonaro, Braga Netto é condenado à inelegibilidade pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para condenar o ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice de Bolsonaro (PL) nas eleições 2022, Walter Braga Netto (PL) à inelegibilidade pelo período de oito anos. A corte julgou ações que denunciavam o uso indevido das celebrações do 7 de setembro para campanha eleitoral. O julgamento foi concluído na última terça-feira, 31 de outubro.

De acordo com as denúncias analisadas pelo TSE, Jair Messias Bolsonaro e seu então candidato a vice, Walter Braga Netto, utilizaram as festividades do Bicentenário da Independência do Brasil para se autopromoverem durante o período que antecedia a efetiva realização do pleito eleitoral. Ao todo foram julgadas três ações, protocoladas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela então candidata à Presidência Soraya Trhonicke (União Brasil).

O relator das ações, ministro Benedito Gonçalves, já havia proferido voto favorável a condenação de Bolsonaro a pena da inelegibilidade e ao pagamento de multa, Braga Netto ficou de fora do primeiro parecer. O Ministro, no entanto, retificou seu posicionamento dias após, incluindo o general na lista dos que deveriam ser condenados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Os ministros Raul Araújo e Kássio Nunes Marques se posicionaram pela não condenação da chapa.

Alexandre de Moraes, durante a leitura de seu voto, ressaltou momentos que considerou vergonhosos para o país durante os eventos em tela. Ele citou o fato de Bolsonaro ter colocado como destaque, à frente do Presidente de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Souza, o empresário Luciano Hang. Moraes enfatizou: “afastou o presidente de Portugal e colocou seu apoiador, vestido com sua tradicional veste verde periquito”.

Com a nova condenação de Bolsonaro à Inelegibilidade, no entanto, nada muda no páreo, tendo em vista que o ex-mandatário do Palácio do Planalto já recebera outra sentença de mesmo teor e segundo o regimento do TSE, as condenações da corte não são cumulativas.

A partir de agora, os planos do PL para possivelmente lançar Braga Netto como candidato à prefeitura do Rio de Janeiro tornam-se frustrados.

Votaram acompanhando o parecer do relator:

Floriano de Azevedo Marques

André Ramos Tavares

Cármen Lúcia

Alexandre de Moraes

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias