Home / Política

POLÍTICA

Ex-deputado de Goiás, Francisco Gedda falece aos 71 anos

Político goiano, conhecido por sua atuação na região Sudoeste do Estado, foi vítima de complicações de saúde decorrentes de traumatismo craniano

Imagem ilustrativa da imagem Ex-deputado de Goiás, Francisco Gedda falece aos 71 anos

Na madrugada desta segunda-feira, 26, o ex-deputado Francisco Antônio de Carvalho Gedda faleceu aos 71 anos. O político, que representava a Região Sudoeste do Estado, estava internado em tratamento devido a um traumatismo craniano causado por uma queda ocorrida em 2014. Nas últimas duas semanas, seu estado de saúde se agravou devido a uma infecção bacteriana e convulsões constantes. Durante a madrugada, as convulsões evoluíram para três paradas cardíacas, levando-o ao óbito.

Francisco Gedda, conhecido como Gedda, deixou sua marca na política goiana ao integrar a 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Nascido em Jataí em 15 de setembro de 1951, o ex-parlamentar dedicou-se em prol da comunidade goiana ao longo de sua trajetória política.

Atendendo ao desejo do próprio Gedda, seu corpo está sendo velado em Jataí, sua cidade natal, e o sepultamento ocorrerá amanhã, terça-feira, 27, às 10 horas, no Cemitério Municipal local. A Alego e seus parlamentares expressam solidariedade à família e amigos nesse momento de dor, prestando homenagens a Francisco Gedda. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias por meio do Decreto Administrativo nº 3.468, assinado hoje, 26 de junho, no Diário da Assembleia.

A trajetória de Francisco Gedda foi marcada por sua atuação em diferentes áreas. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), ele foi advogado antes de ingressar na carreira política.

Em 2010, Gedda foi eleito com 14.730 votos, garantindo seu mandato na Alego para o período de 2011 a 2015. Durante sua atuação na Assembleia, filiado ao Partido Trabalhista Nacional (PTN), atualmente denominado Podemos, o ex-deputado desempenhou um papel essencial na representação de sua região e nas articulações políticas. Ele teve participação ativa nos governos de Marconi Perillo (PSDB) e Alcides Rodrigues (PP).

Antes de sua trajetória na Alego, Gedda ocupou cargos relevantes no serviço público. Foi assessor da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atuou como assessor da Secretaria de Educação do Estado. Entre 1999 e 2001, desempenhou o cargo de superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Cidadania e Trabalho. Em 2002, assumiu como superintendente administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação.

Destaca-se também sua contribuição para a melhoria do transporte público enquanto presidia a Metrobus Transporte Coletivo S/A de 2008 a 2010. Durante sua gestão, Gedda empreendeu esforços para aquisição de seis novos ônibus para o Eixo Anhanguera, além de reformar o piso das plataformas, modernizar os terminais e implantar um consultório odontológico para atendimento dos funcionários e seus familiares. Sua administração também promoveu a reforma do clube dos servidores, visando proporcionar melhores condições de trabalho e bem-estar aos colaboradores.

Além de suas realizações, Francisco Gedda foi presidente do antigo PFL/DEM em Jataí por três mandatos consecutivos. Também ocupou a presidência do PTN em Goiás, atualmente denominado Podemos. Seu trabalho em prol da comunidade goiana deixa um legado de comprometimento, dedicação e espírito público.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias