Home / Política

POLÍTICA

Flávio Dino entrega equipamentos e viaturas para a segurança pública, em Goiás

Lançamento faz parte do Pronasci 2, que visa fomentar a segurança nos grandes centros urbanos e repressão de crimes

Reprodução/Fernando Keller Reprodução/Fernando Keller

O Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, lançou na manhã deste domingo, 2, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O ministro entregou equipamentos, drones e viaturas do Pronasci para o fortalecimento da segurança pública no estado.

Dino explica que o Pronasci é um programa de prevenção, de apoio às polícias do país e que, com a entrega destes equipamentos a Goiás, o programa atinge a dupla dimensão da política pública de segurança. "De um lado, prevenção, do outro, repressão contra quem pratica crimes", afirma.

Durante a cerimônia, o ministro afirmou que "não importam as divergências pretéritas presentes ou futuras", e o que "o que importa neste momento é a união". Ele também ressalta que traz os equipamentos e viaturas, sobretudo, para a causa da proteção das mulheres.


		Flávio Dino entrega equipamentos e viaturas para a segurança pública, em Goiás
Ministro Flávio Dino, personalidades políticas de Goiás e polícias goianas. (Foto: Fernando Keller).

Ministro Flávio Dino, personalidades políticas de Goiás e polícias goianas. (Foto: Fernando Keller)

Sobre as principais ações para atingir o objetivo almejado do programa, Dino alega que é necessário muito diálogo, pois como se trata de um sistema único, precisa-se fortalecer as operações integradas.

"As polícias de Goiás têm participado de todas [as operações integradas]. Nós fizemos, desde janeiro, operações integradas contra a pedofilia, exploração sexual de crianças e adolescentes, operações integradas contra a violência contra a mulher. Na medida em que há essa reciprocidade em que as polícias estaduais, sob o comando dos governadores, e os guardas municipais, sob o comando dos prefeitos, nos ajudam, nós estamos estamos ajudando por meio desse apoio material", afirma.

Segundo o ministro, o crédito de Goiás, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é ilimitado na área de segurança pública.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, afirmou que as viaturas e os novos equipamentos entregues pelo ministro serão encaminhados para o Batalhão Maria da Penha, no combate à violência contra a mulher. Além do batalhão, a Polícia Técnico-Científica e demais forças de seguranças, como o policiamento comunitário, serão contempladas com o programa.

Pronasci

O primeiro Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania foi lançado em 2007, e atua na prevenção, controle e repressão da criminalidade, agindo de forma abrangente ao abordar suas raízes socioculturais, além de coordenar esforços definidos entre as áreas de segurança pública e políticas sociais. Além disso, o programa estabelece políticas sociais e promove a implementação de medidas de proteção às vítimas.

Os principais focos do Pronasci são jovens de 15 a 29 anos, adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como aos indivíduos que foram libertados do sistema prisional, e às famílias que vivenciam a realidade da violência urbana, além de direcionar atenção especial às regiões metropolitanas que apresentam índices elevados de homicídios e crimes violentos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias