Home / Política

POLÍTICA

Governo Lula encerra 1º mês aprovado por 52%

.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 1 mês com uma taxa de aprovação no mesmo patamar da votação que o elegeu no 2º turno. Segundo pesquisa PoderData realizada de 29 a 31 de janeiro de 2022, atualmente 52% da população aprova a nova gestão palaciana. Outros 39% reprovam o governo Lula, enquanto 9% não sabem.

Os números mostram um cenário engessado: nas eleições de 2022, Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos no 2º turno. A taxa de aprovação atual indica que o presidente segue contando com o eleitorado que o elegeu, mas pouco ou nada além disso.

A persistente estabilidade dos números mesmo depois de um 1º mês de governo com noticiário intenso –impulsionado pelos protestos já no 8º dia de governo, quando manifestantes extremistas de direita vandalizaram prédios públicos na Praça de Três Poderes, em Brasília– indica que lulistas e bolsonaristas tendem a permanecer no espaço que já ocupavam na eleição. O eleitorado segue dividido.

Os dados foram coletados de 29 a 31 de janeiro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias