Home / Política

POLÍTICA

Julgamento que analisa cassação de Moro começa hoje

As acusações envolvem abuso de poder econômico, captação e uso irregular de recursos na campanha e uso indevido dos meios de comunicação

Imagem ilustrativa da imagem Julgamento que analisa cassação de Moro começa hoje

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná está iniciando, nesta segunda-feira, o julgamento de diversas ações que colocam em risco o mandato do senador Sergio Moro. Essas ações podem resultar na cassação de seu mandato e até na sua inelegibilidade por um período de oito anos. O tribunal, formado por sete membros, irá analisar cuidadosamente cada caso. Cada juiz apresentará sua decisão, justificando-a com base nas leis. Dependendo do que for decidido e dos recursos que possam ser apresentados, o caso ainda pode ser levado para análise no Tribunal Superior Eleitoral.

A situação do senador Sergio Moro está sendo analisada em várias reuniões que começam nesta segunda-feira. O tribunal do Paraná analisa se Moro fez algo ilegal nas eleições, e isso pode fazer com que ele perca o cargo e não possa se candidatar a nada por oito anos.

Duas ações questionam a conduta do senador Sergio Moro. Uma é movida pelo Partido Liberal (PL) e a outra pela Federação Brasil da Esperança, que inclui o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

As acusações envolvem abuso de poder econômico, captação e uso irregular de recursos na campanha e uso indevido dos meios de comunicação. De acordo com esses partidos, essas irregularidades teriam ocorrido antes das eleições de 2022, quando Moro foi eleito senador com mais de 1,9 milhão de votos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias