Home / Justiça

JUSTIÇA

Fio Direto

No momento, apenas Caiado se garante como candidato
A pandemia ainda compromete a discussão política sobre as eleições de 2022 de uma forma geral. O eleitor mais atento, até estranha a falta de divulgação de pesquisas de opinião, que em outros tempos, já pipocavam na imprensa goiana. Soma-se a isso, as possíveis alterações na legislação eleitoral, que prometem ser as maiores das últimas três décadas - as PECs 125/11 e 135/19. Este ambiente coloca partidos e possíveis candidatos em uma situação de cautela extrema, tanto que a grande maioria das siglas só admite tomar decisões de impacto, em março de 2022. No momento, apenas o governador Ronaldo Caiado (DEM) se garante como um pré-candidato definitivo. Hoje, os cargos que mais movimentam os atores políticos em Goiás são o senado (que no ano que vem haverá apenas uma vaga em disputa) e a vaga de vice na chapa de Caiado, atualmente ocupada por Lincoln Tejota (Cidadania). A oposição ao atual governo tende a se dividir, em pelo menos, três frentes: sendo uma da esquerda tradicional, capitaneada principalmente pelo PT; o PSDB, ainda sob a batuta de Marconi Perillo; e outra de alas da extrema direita que buscam repetir no estado, a radicalização dos discursos ideológicos que vão pautar o pleito nacional. Aliás, a extrema direita goiana também apresenta uma divisão entre quem é o legítimo representante local do clã Bolsonaro, algo que pode, inclusive, forçar que o Palácio do Planalto não se envolva diretamente nesta briga. Em tempo: discute-se, em Brasília, que diante dos desgastes que a CPI da Covid anda trazendo ao presidente, ele deve buscar se aproximar um pouco mais dos governadores aliados a partir do ano que vem.

Parcerias
O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz vão intensificar a agenda de compromissos em Goiânia, buscando soluções comuns em benefício da população.

Aliança
A boa convivência entre Caiado e Cruz facilita conversações em busca de aliança entre o DEM e o Republicanos com vistas às eleições de 2022.

Mais à frente
As tratativas do PSD e DEM para formalizar coligação ao próximo pleito não devem apresentar resultados imediatos, mas apenas a partir de janeiro.

Morrinhos
Maycllyn Carreiro (PRTB), deputado recém empossado no último dia 22 (vai substituir Júlio Pina, seu colega de partido, em licença para tratamento médico, por 120 dias) é advogado, ex-vereador e um defensor ferrenho do municipalismo. Vai longe!

Combativo
Jorcelino Braga, presidente estadual do Patriotas, trava uma batalha administrativa com o presidente nacional da sigla, Adilson Barroso, que foi afastado do cargo, por supostas irregularidades na convenção cheia de polêmicas realizada em 31 de maio deste ano.

Desejado
Um dos últimos homens fortes do PSDB em Goiás, o deputado Talles Barreto é constantemente convidado para mudar de sigla. Não é segredo de ninguém que o ambiente no ninho tucano já não é dos melhores pra ele.

Momentos
A condução do PSDB pelo ex-governador José Eliton é motivo de críticas por alguns tucanos do interior, que sugerem que a legenda seja comandada por Marconi Perillo.

Lázaro?
Pergunta que não se cala: A deputada federal Magda Moffato (PL) já tem alguma notícia da sua “operação” de caça ao famigerado Lázaro Barbosa?

Deve mudar
O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, deve deixar o PSB para buscar uma legenda ligada ao Palácio das Esmeraldas. Recebeu convites do DEM, PSD, PTB e Podemos.

Vai sair?
Caso queira disputar vaga ao Senado, nas eleições do ano que vem, o deputado federal Zacharias Calil terá que deixar o Democratas. É que o partido já tem vaga na chapa majoritária: governador Ronaldo Caiado, candidato à reeleição.

Respaldo
O resultado das eleições da UEG foi encarado, pelos governistas, como demonstração de que a comunidade acadêmica apoiou a intervenção feita pelo Palácio das Esmeraldas. Antônio Cruvinel, o mais votado para reitor, é defensor das ações do governo em relação à universidade.

UEG: Antônio Cruvinel deve ser escolhido reitor
O Palácio das Esmeraldas comemorou o resultado das eleições da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Antônio Cruvinel Borges Neto (foto), que foi o mais votado com 36,07% e encabeça a lista tríplice, tem a simpatia do governador Ronaldo Caiado. A escolha de Antônio Cruvinel é dada como certa e deve ocorrer esta semana.

Linha Cruzada
· Deputado Charles Bento (PRTB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui o Dia Estadual em memória das Vítimas da Covid-19.
· A data escolhida é 26 de março, já que, neste dia, em 2020, foi registrada a primeira morte em decorrência do coronavírus em Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias