Home / Política

POLÍTICA

Ministra Nísia Trindade cumpre agenda em Goiás: "Referência para o SUS"

Governador e ministra visitaram também a Clínica Teia Agir e o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG na manhã desta segunda-feira, 17

Foto: Fernando Keller Foto: Fernando Keller

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta segunda-feira, 17, a ministra da Saúde Nísia Trindade para uma série de compromissos nesta manhã. Entre elas, a inauguração do Instituto da Mulher, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG).

A ministra ressalta que no instituto serão tratadas questões que vão além da maternidade, e que englobem todo o contexto da saúde da mulher.

"Creio que esse Instituto da Mulher coloca questões muito importantes, uma é que é pensar em todo seu ciclo de vida, não estamos falando apenas da maternidade, mas uma excelência em toda a área de saúde fetal que é muito importante para nós", afirma.

Ela comenta também que os programas que promovem a saúde, como a Rede Cegonha, para que haja uma melhor atuação da saúde nas políticas públicas brasileiras.

"É mesmo assustador que o câncer de mama curável e câncer de colo de útero curável tenham essa prevalência na mortalidade das mulheres, não podemos aceitar isso como algo natural e eu tenho certeza que alguns programas que venham desde a promoção da saúde, da prevenção, toda uma linha de cuidado na atenção especializada, como é a linha que faremos para o câncer de colo de útero, que contará certamente com o Instituto da Mulher", finaliza.

Ministra e Caiado visitaram outras unidades em Goiânia

Durante a manhã desta segunda-feira, 17, a ministra e o governador visitaram a Clínica Teia Agir, voltada para o atendimento terapêutico de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista. A ministra afirmou que este atendimento é uma referência para os planos Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a essa área.

"Essa é uma referência importante para o que estamos desenvolvendo após uma audiência sobre pessoas com deficiência, com grande foco no autismo”, disse.

Logo após a Clínica Teia Agir, a ministra visitou o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG). Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado comentou sobre a importância do contato entre o governo estadual e federal.

Ele comenta que o governo do estado não sobrevive sem o apoio do governo federal, e que a visita da ministra da Saúde demonstra a necessidade que deve ser apliacada à legislação do SUS.

"Nisso aqui hoje, a ministra está vendo resultados, ou seja, aquilo que ela repassou a nós está aí: Goiás hoje está no segundo lugar em cirurgias eletivas no país. A ministra Nísia tem tratado com todo carinho, dando espaço para que as policlínicas possam continuar atendendo, e que os hospitais regionais possam continuar com habilitação de leitos", alegou.

Caiado comentou também sobre a construção de um hospital oncológico para crianças. "A ministra tem conhecimento dessa demana, até porque ela foi encaminhada, por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que já a recebeu, que é exatamente a construção do quórum do hospital de tratamento oncológico para crianças", afirmou o governador.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias