Home / Política

POLÍTICA

Na COP 28, vereadora Kátia participa de debate sobre papel das cidades nas discussões climáticas

O evento também contou com a participação do prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, responsável pela cidade que sediará a COP 30, em 2025

Imagem ilustrativa da imagem Na COP 28, vereadora Kátia participa de debate sobre papel das cidades nas discussões climáticas

Representante da Câmara Municipal de Goiânia na 28ª Conferência do Clima da ONU (COP 28), em Dubai, a vereadora Kátia participou de um importante debate sobre Urbanização e Mudanças Climáticas. Na reunião, a parlamentar goiana acompanhou o ministro das Cidades Jader Filho, que representou o Governo Federal.

O evento também contou com a participação do prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, responsável pela cidade que sediará a COP 30, em 2025, e reuniu mais de mil participantes, incluindo mais de 40 autoridades ministeriais de diversos países, de áreas como Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação. A reunião também foi acompanhada por cerca de 200 representantes de governos locais e autoridades municipais, organizações multilaterais, nacionais e subnacionais, bancos de desenvolvimento, setor privado e organizações da sociedade civil.

O debate das questões climáticas tem uma complexidade que se amplia a cada edição da COP. Envolve proteção de florestas, cuidado com fontes hídricas, olhar atento à biodiversidade e aos povos indígenas. Mas há um elemento-chave que cada vez mais ganha amplitude nas discussões: o papel das cidades e centros urbanos neste contexto.

Autora de importantes projetos ambientais em Goiânia, como a Expedição do Meia Ponte e o PL que assegura direito de vida ao rio, a vereadora Kátia afirmou que “é um desafio para todos as cidades se preparem para esse momento de adaptações climáticas e mitigação da emissão de gases de efeito estufa”. Segundo ela, está cada vez mais clara a importância de preservar áreas verdes nos centros urbanos, recuperar nascentes e matas ciliares e reflorestar áreas degradadas.

Kátia, que foi uma das principais vozes na Câmara contra o PL que reduzia as áreas de preservação nas margens de córregos e rios de Goiânia, ressaltou também que “é nas cidades que as pessoas vivem e as mudanças climáticas afetam diretamente a população, sobretudo a população mais pobre, que vive em áreas de risco e com menos condições e estruturas”.

“Garantir nas cidades a infraestrutura necessária de moradia, saneamento básico com esgoto e água tratada, transporte público eficiente e limpo e qualidade do ar são elementos importantíssimos para melhorar as condições climáticas dos centros urbanos”, afirmou.

A vereadora também reforça a afirmação do ministro Jader Filho de que “Se a gente quer falar de justiça climática, precisa falar de justiça urbana”. Para ela, “não haverá justiça climática sem justiça social, sem combate à fome e à justiça urbana. A cidade tem de ser para todas as pessoas”, concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias