Home / Política

POLÍTICA

Parecer do MPE pede ineligibilidade de Jair Bolsonaro

Reunião com embaixadores na gestão passada, em que Bolsonaro fez ataques ao sistema eleitoral, foi citada para dar aval a decisão

Jair Bolsonaro promete retornar ao Brasil logo Jair Bolsonaro promete retornar ao Brasil logo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode perder os direitos políticos. Isso porque o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), foi para que o ex-chefe do executivo se torne inelegível nos próximos anos.

Bolsonaro é investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos crimes de abuso de poder durante o pleito eleitoral. A decisão do parecer para tornar o ex-presidente inelegível é do vice-procurador-geral do MPE, Paulo Gonet Branco.

No parecer Gonet Branco afirma que as provas reunidas no processo para tornar Bolsonaro inelegível indicam que o ex-presidente abusou do poder político durante o processo eleitoral.

Entres as ações durante a gestão de Bolsonaro estão as falas do ex-presidente contra as urnas usadas nas eleições, durante uma reunião convocada por sua gestão com embaixadores.

Em relação ao candidato à vice-presidência, Braga Neto, o parecer determinou que as acusações contra ele fossem rejeitadas.

O processo que pode tornar Bolsonaro inelegível corre em sigilo e não tem data para julgamento definido pelo TSE.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias