Home / Política

POLÍTICA

“São mais de 3 mil entregas pelo Goiás de Resultados”

Vice-governador e coordenador do programa de monitoramento de gestão do governo de Ronaldo Caiado explica as principais políticas públicas implantadas

Lincoln Tejota: governo Caiado melhorou os serviços de saúde, educação, infraestrutura e segurança Lincoln Tejota: governo Caiado melhorou os serviços de saúde, educação, infraestrutura e segurança

Vice-governador e deputado estadual eleito, Lincoln Tejota (UB) coordena no governo de Ronaldo Caiado (UB) o programa Goiás de Resultados, responsável pelo monitoramento de gestão, pelas entregas e pelos resultados estratégicos de cada área do governo, a fim de garantir a eficácia e eficiência do planejamento. São oito diretrizes estruturantes nas áreas de segurança, saúde, educação, crescimento econômico, combate às desigualdades, inovação, cidades inteligentes, infraestrutura, agricultura e meio ambiente, eficiência da gestão e governança. Ao todo são 19 metas estratégicas, que envolvem 30 órgãos da administração estadual.

Segundo Lincoln Tejota, a determinação do governador foi para que se transformassem em políticas públicas de estado as soluções criadas pela atual gestão para suprir as necessidades identificadas no início do governo, em 2019. “Nossa proposta era dar solução definitiva para demandas habituais, e o desafio era transformar essas soluções em políticas públicas. Foi aí que criamos o Goiás de Resultados, que integra todas as ações, de todas as áreas, necessárias para que os resultados fossem constantes e definitivos. E deu certo. Já são mais de 3 mil entregas realizadas pelo programa”, diz Lincoln Tejota.

Em entrevista ao Diário da Manhã, o vice-governador detalhou as principais áreas de atuação do Goiás de Resultados.

A seguir os principais tópicos:

Presos trabalhando

“Quando o governador Ronaldo Caiado e eu assumimos o governo, percebemos que havia boa vontade das forças de segurança e do sistema prisional, mas faltava uma política pública para que efetivamente os detentos pudessem trabalhar e ter a oportunidade de iniciar durante o cumprimento da pena sua ressocialização. Todas as iniciativas eram, digamos, individuais. Pouco mais de 400 presos trabalhavam, em atividades aleatórias.

Criamos, no Goiás de Resultados, o Goiás da Paz. Com ele, nosso sistema prisional tem hoje 3.558 presos trabalhando em atividades diversas, remuneradas e não remuneradas. A maior parte deles, cerca de 2.223, está no regime fechado. Já os reeducandos que ganham remição da pena por estudar chegam a 3.397”.

Aluguel social

“Chegamos à marca de mais de 35 mil famílias contempladas com o valor de R$ 350 mensais para o pagamento de aluguel. Os beneficiários são pessoas em situação de vulnerabilidade social, que já receberam os cartões que dão direito ao auxílio pelo período de 18 meses. Tenho orgulho de dizer que ele nasceu na Vice-governadoria e é muito bem executado pelo Gabinete de Políticas Sociais, a Agehab e a Goinfra.

Conseguimos instituir essa política pública para atender aos casos mais urgentes, para que essas famílias não fossem parar nas ruas, por não poder pagar um aluguel. Ao todo, já foram alcançados 66 municípios, com entregas de cartões já realizadas em 59 deles”.

Reformas de escolas

“Investimos pesado para garantir condições dignas aos estudantes e servidores das escolas da rede pública estadual. A transformação em Goiás foi completa, com 2 mil escolas revitalizadas para Padrão Século 21, entrega de material escolar, uniformes, mais de 120 mil chromebooks, merenda, laboratórios de informática e robótica, óculos para suprir deficiência visual, auxílio financeiro de R$ 100 mensais para os estudantes do ensino médio, para evitar a evasão, e muito mais.

A educação pública, prioridade neste governo, é a chave para romper o ciclo de pobreza, e os investimentos no setor fizeram de Goiás modelo para o país. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, abrimos caminho para um futuro promissor para os nossos alunos que, com uma educação de qualidade, vão ter uma vida melhor”.

Saúde regionalizada

“Em Goiás, milhares de famílias sofriam sem atendimento de saúde no interior do estado, um completo desrespeito à vida. Implantamos serviços de saúde regionalizados com sete hospitais estaduais regionais, UTIs e seis policlínicas equipadas. Hoje, elas servem às regiões de Formosa, Goianésia, Quirinópolis, Posse, São Luís de Montes Belos, e da cidade de Goiás.

Essas iniciativas salvaram vidas, deram fim aos grandes deslocamentos e zeraram filas de espera. E muito mais vem por aí, como a finalização da rede estadual para tratamento oncológico, que compreende ala já em funcionamento no Hospital Estadual do Centro-Norte, em Uruaçu, com leitos de internação, de cirurgias e de sessões de quimioterapia; a unidade de transplantes do HGG; e o Complexo Hospitalar Oncológico, em Goiânia, que será construído para ser referência no tratamento de oncologia infantil”.

Emprego e renda

“Investimos na formação e qualificação para emprego e renda, para possibilitar o sustento para as famílias. Dentro do governo, tive a honra de atuar em frentes como o ProBem, que concedeu 14 mil novas e manteve outras 30 mil bolsas de estudos a universitários, e o Aprendiz do Futuro, voltado para contratação de mais de 5,5 mil adolescentes para aprendizagem profissional.

Esses adolescentes aprendem presencialmente uma profissão e recebem auxílio financeiro. Além disso, todos são contemplados com tablet com internet para acessar a plataforma de aprendizagem dos cursos teóricos que são também oferecidos”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias