Home / Política

POLÍTICA

STF abre ação penal contra senador Jorge Kajuru por calúnia contra Vanderlan Cardoso

Majoritariamente, ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram colocar Jorge Kajuru no banco dos réus por acusar Vanderlan Cardoso de negociar propinas

Jefferson Rudy/Agência Senado Jefferson Rudy/Agência Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria abrir uma ação penal contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) por calúnia contra o também senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Os dois políticos goianos são adversários e têm um histórico de desavenças. A ação foi aberta em razão de declarações de Kajuru nas quais ele chamou Vanderlan de "vigarista" e insinuou que ele teria negociado propinas para votar a favor da Lei Geral de Telecomunicações em 2019.

Na ocasião, Kajuru afirmou em vídeo que Vanderlan "é especializado em negócios" e que teria se tornado bilionário por meio de "negociatas". A defesa de Kajuru alega que ele já se desculpou publicamente pelas declarações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A queixa-crime contra Kajuru foi apresentada pelo próprio Vanderlan em 2019. Ele alegou ao STF que as acusações são falsas e tentam descredibilizar seu trabalho.

No julgamento, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques votaram para colocar Kajuru no banco dos réus, enquanto André Mendonça e Cristiano Zanin foram vencidos.

Com a decisão, Kajuru vira réu e responderá na Justiça por calúnia contra Vanderlan. Sua defesa avalia recorrer da decisão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias