Home / Política

POLÍTICA

União Brasil cria programa para fomentar participação de mulheres na política

"Defesa Lilás” será lançado nesta sexta-feira pelo governador e presidente estadual do partido, Ronaldo Caiado, e pela primeira-dama Gracinha Caiado

Gracinha Caiado Gracinha Caiado

Ampliar a participação da mulher na política, garantir mais cargos eletivos ocupados por elas e promover o debate feminino para a formulação de políticas públicas: são os principais objetivos do programa “Defesa Lilás”, do União Brasil. A ferramenta será lançada nesta sexta-feira (15/09) pelo governador e presidente estadual do partido, Ronaldo Caiado, pela primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado e a Deputada Federal e presidente do União Brasil Mulher de Goiás, Silvye Alves.

“É mais um reflexo do nosso compromisso com as mulheres. Aqui, no União Brasil, elas não são lembradas somente nas eleições, por causa da cota. Aqui elas têm voz e espaço, que queremos ampliar cada dia mais”, destaca o governador.


		União Brasil cria programa para fomentar participação de mulheres na política
(Foto: Divulgação

Nas eleições de 2022, o número de deputadas estaduais cresceu de 163 para 190 nas assembleias Legislativas do país. Ainda assim, são minoria, representando 18% do total de deputados estaduais e distritais eleitos. Por lei, todo partido deve ter, no mínimo, 30% de candidatas. A eleição desse público, no entanto, segue bem abaixo da cota.

Para ampliar o sucesso nas urnas, o União Brasil inclui cursos de qualificação voltado para candidatas no programa. O evento de apresentação será realizado no teatro da FacUnicamps, às 19 horas, desta sexta-feira. A entrada é gratuita e aberta para todo público, filiado ou não no UB.

Programa

O Defesa Lilás funciona como uma plataforma digital com inteligência artificial, com objetivo de catalogar as novas propostas, facilitar a mobilização das mulheres, promover a análise e avaliações de políticas públicas, bem como registrar a colaboração em estratégias de gestão.

O programa também apresenta uma “Matriz de Políticas Públicas” para oferecer uma capacitação contínua e integrar ideias de soluções para grandes problemas enfrentados no Brasil.

Ficam disponíveis exercícios práticos sobre gestão pública, propostas legislativas e projetos sociais. Todo material estará disponível para download no site: https://www.defesalilas.org.br/.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias