O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) participou de reunião do Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e foi interrogado pelo ex-deputado federal Vilmar Rocha, membro do conselho, a respeito do fim da reeleição para os cargos do Executivo e em especial para presidente da República. Vilmar, que era deputado em 1997 e votou no Congresso a favor da reeleição, agora tem levantado a tese de que a reeleição deveria acabar no Brasil.
“Foi um erro político não previsível, mas preponderante para que o país se polarizasse em duas tendências de conteúdos pasteurizados. Para pacificar o país e criar alternativas de poder para além dos extremos, é preciso acabar com o instituto da reeleição”, afirmou Vilmar.
Na reunião do COPS, com a participação de Lira, Vilmar colocou o tema em pauta e questionou o atual presidente da Câmara. “Fiz uma pesquisa e descobri que existem dez PECs na Câmara, de deputados de diferentes partidos, inclusive do PL e do PT, para acabar com a reeleição. Você [Lira] vai pautar isso?”, perguntou Vilmar.
Para o presidente da Câmara, um debate que antecederia o fim da reeleição seria o de unificação das eleições e até com possibilidade de mandato de cinco anos. “Eu não vejo resistência para discutirmos o fim ou não da reeleição, mas me preocupo é com o efeito de não ter reeleição e o mandato de quatro anos com uma outra eleição no meio”, explicou Lira.