Home / Política

POLÍTICA

Anselmo pode surpreender nas prévias do PSDB

Exercendo o oitavo mandato, com passagens no PDS, PMDB e no quarto mandato consecutivo pelo PSDB, o vereador Anselmo Pereira pode surpreender nas prévias de seu partido, marcadas para o dia 29 de fevereiro. Diferente de seus demais adversários, Anselmo militância no movimento comunitário, desde os anos 1970, quando presidiu a Associação dos Moradores do Setor Universitário. É o único que tem “cheiro de povo” entre os atuais prefeitáveis.

Desde que Nion Albernaz foi eleito prefeito pelo PSDB em 1996, os tucanos não tem uma liderança popular na capital, e talvez por isto não tenha tido sucesso nas urnas desde então. Na sucessão de Nion Albernaz, o PSDB optou pela candidatura de Lúcia Vânia, a época deputada federal. Ex-primeira-dama do Estado, com militância em favor dos direitos de crianças e do idoso, Lúcia não teve êxito, ficando em terceiro lugar naquele pleito. Desde então, o PSDB não apresentou candidatos na capital.

Anselmo vem de longe no trabalho de base. Acompanhou de perto dos trabalhos do Professor José Eduardo, vereador que nos anos 1970 e inicio dos anos 1980 era a principal liderança da Região Leste, e neste trabalho se aproximou das lideranças comunitárias dos setores Universitário, Água Branca, Novo Mundo, Palmito e adjacências, que o colocariam por oito vezes numa cadeira da Câmara de Goiânia.

Em entrevista aos jornalistas Eduardo Horácio e Rubens Salomão, na Rádio 730, Anselmo mostra que está disposto ao debate e que não arreda o pé da disputa. "Meu nome estará na disputa. É muito bom que tenha vários nomes, porque o filiado pode escolher," salienta.

Conhecedor como poucos da administração de Goiânia, Anselmo Pereira lançou como base para sua pré-candidatura a criação de sub-prefeituras. Ele também defende o funcionamento do Poder Executivo de Goiânia 24 horas por dia. Sua avaliação é de que  estas duas medidas vão agilizar as ações do poder público na cidade beneficiando o cidadão goianiense.

Se depender de voto, mandatos e conhecimento sobre o eleitor goianiense e sobre o funcionamento do Legislativo e do Executivo, o vereador Anselmo Pereira é o prefeitável mais experiente do PSDB. E, sabendo disso, Anselmo não deve ir até ao final na disputa com os deputados federais Giuseppe Vecci e Delegado Waldir. E Anselmo parece não estar disposto a economizar munição em relação a Vecci: “A reivindicação dele é legítima, mas eu apoio a mim primeiro. Eu trabalhei 24 horas por dia para eleger o Giuseppe Vecci. Mas eu o elegi para ser deputado federal. De repente em menos de um ano, ele resolve ser prefeito de Goiânia. Ele preciso explicar isso pra mim e para as dezenas de municípios do Estado de Goiás, que se ele ganhar, vão ficar sem a representação dele,” dispara

Para resumir sua disposição de ser candidato a prefeito, Anselmo Pereira lembra um episódio inusitado, quando renunciou em assumir um mandato na Assembléia Legislativa, para continuar vereador na Câmara Municipal. “Meu compromisso com Goiânia é inabalável”, garante.

Se depender de campanha corpo-a-corpo com a militância tucana, o decano vereador pode levar vantagem sobre seus adversários, que embora tenham sido eleitos para um cargo de maior influência, ainda são cristãos novos na política. O dia 29 de fevereiro pode ser para o PSDB como a final da Copinha: o Corinthians entrou em campo como favorito, mas foi o Flamengo que levantou a taça.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias