Home / Política

POLÍTICA

“Temos uma Aparecida antes e depois das gestões de Maguito”

Em seu segundo mandato de vereador e pela segunda vez presidente da Câmara Municipal, o jovem Gustavo Mendanha, 33 anos de idade, é a posta do PMDB e do prefeito Maguito Vilela para dar sequência ao projeto administrativo iniciado em 2009 em Aparecida de Goiânia. Ele venceu a disputa interna, em seu partido, em uma lista que contava com dez pretendentes, entre secretários e vereadores.

Ao justificar a escolha, o prefeito Maguito Vilela apontou que Gustavo Mendanha conseguiu maior respaldo político entre partidos, vereadores, dirigentes de associações de moradores e que teve melhor performance nas pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas junto aos diversos segmentos da população aparecidense.

Questionado pela reportagem do Diário da Manhã sobre qual o papel que Maguito Vilela vai desempenhar na sua campanha eleitoral, este ano, o pré-candidato do PMDB foi taxativo: “O prefeito Maguito Vilela é o nosso general, o coordenador-mor da campanha do PMDB este ano em Aparecida de Goiânia. Ele transformou a realidade administrativa da cidade. Virou um dito popular: nós temos uma Aparecida de Goiânia antes e depois das gestões de Maguito Vilela.”

Gustavo Mendanha diz que vai prosseguir conversações com lideranças da oposição – entre elas Marlúcio Pereira e Ademir Menezes – na busca de apoio ao seu projeto de chegar à prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Tenho conversado com dirigentes e lideranças do PSDB, PSD, PP e PSB. Busco ampliar forças políticas que querem o bem da nossa cidade.”

Sobre propostas para Aparecida de Goiânia, o pré-candidato do PMDB ressalta que, além de dar prosseguimento com a industrialização e fortalecimento da área educacional superior, vai defender, se eleito, projetos voltados uma cidade moderna, inclusiva, digital e “se preparando para o enfrentamento dos novos desafios.”

VEJA A ENTREVISTA:

  DM - O que foi determinante, o que pesou para a escolha de seu nome como candidato do PMDB à prefeitura de Aparecida de Goiânia?

Gustavo Mendanha – O prefeito Maguito Vilela disse, na reunião com os pré-candidatos e na entrevista coletiva que, após consultar os secretários, vereadores, presidentes de partidos, líderes comunitários, realizar pesquisas quantitativas e qualitativas, o meu nome foi o que aglutinou mais, o que teve melhor performance entre os critérios estabelecidos. É preciso reconhecer que todos os companheiros saíram maiores nesta pré-campanha, pois são lideranças reconhecidas e que contribuirão ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade.

O senhor já iniciou o trabalho de unificação do PMDB?

- Já no primeiro momento, quando Maguito Vilela anunciou que meu nome seria o escolhido como candidato, o próprio iniciou esse trabalho. Naquela oportunidade, eu disse aos companheiros que estavam na reunião e que também eram pré-candidatos do PMDB, salvo Adriano Montovani, que é do PT e que prossegue com sua pré-candidatura, da importância de todos eles dentro do processo eleitoral deste ano em Aparecida de Goiânia. A importância de todos eles agora na pré-campanha, a importância de participar da elaboração de um plano de governo do PMDB para a cidade, para que, no dia 2 de outubro, possamos alcançar uma grande vitória novamente.

  Qual será o papel do prefeito Maguito Vilela na sua campanha, este ano, em Aparecida de Goiânia?

- O prefeito Maguito Vilela é o nosso general, o coordenador-mor da campanha do PMDB este ano em Aparecida de Goiânia. Ele transformou a realidade administrativa da cidade. Virou um dito popular: nós temos uma Aparecida de Goiânia antes e depois das gestões de Maguito Vilela.

   Na sua opinião, qual é o marco principal das duas administrações de Maguito Vilela?

- Eu diria que são dois marcos: a da industrialização e o do conhecimento. Maguito, quando assumiu a prefeitura em 2009, a cidade tinha 3.8 bilhões de PIB e este ano estamos chegando a 16 bilhões. A cidade, portanto, teve não só um salto em qualidade de vida, em infraestrutura, como asfalto, saúde e também com a geração de centenas de empregos e renda à população. Uma gestão eficiente que permitiu importantes investimentos em diversas áreas da administração. Maguito trouxe para o município importantes unidades escolares com cursos de nível superior. Aparecida de Goiânia tem hoje duas faculdades de medicina, em construção da UFG e do IFG, enfim, toda uma estrutura voltada para oferecer oportunidades à população na área da educação superior.

     Quais os partidos com chances de indicar o candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo senhor?

- Qualquer partido que fizer parte desta nova coalizão tem condições de lançar o candidato a vice-prefeito. Temos alguns partidos da base e outros que irão caminhar conosco nesta jornada. Posso citar o PT, que indicou o vice nas eleições de 2012 na aliança com o PMDB. O DEM é um partido importante, que conta com o senador Ronaldo Caiado, que tem oferecido valiosa contribuição à nossa cidade. O Solidariedade, o PRP, o PR e outras legendas que farão parte dessa coalizão. Não descartamos o próprio PMDB indicando o candidato a vice-prefeito.

   O deputado federal Daniel Vilela, presidente estadual do PMDB, vê com simpatia a chapa puro sangue, já que não desagradaria nem o PT nem o DEM. O senhor pensa assim também?

- O PMDB tem bons quadros e que poderiam integrar a chapa majoritária. O meu entendimento que, na definição do candidato a vice-prefeito, todos os partidos da aliança terão que ser ouvidos, a exemplo do que o prefeito Maguito Vilela no processo de escolha do meu nome como candidato a prefeito. O vice tem que aglutinar forças políticas e não se pode esquecer da importância que o partido dele tenha tempo qualificado na propaganda política de rádio e televisão.

   O senhor pretende realizar uma ação para atrair quadros políticos da oposição à sua campanha?

- Eu me relaciono muito bem com todos os partidos, com lideranças do PSDB, PSD, PP, PTB, PSB. Mantenho diálogo permanente, relacionamento de respeito com todos eles. Entendo que esses partidos poderiam contribuir muito com a futura administração de Aparecida de Goiânia e se depender da minha capacidade de articulação, tentarei trazer algumas dessas legendas para estar conosco.

  Essa possibilidade de conversar com a oposição inclui o deputado estadual Marlúcio Pereira, pré-candidato a prefeito pelo PSB, na tentativa de levá-lo para a sua campanha?

- Tenho conversado sim. O deputado Marlúcio Pereira tem o seu projeto, mas tenho mostrado a ele que, juntos, poderemos realizar muito mais em benefício da população de Aparecida de Goiânia. Além de Marlúcio, tenho mantido o diálogo com o ex-prefeito Ademir Menezes e com coronel Sílvio Benedito, do PP. Até com o professor Alcides já fiz o convite para que ele esteja conosco nesta campanha eleitoral, que é pré-candidato do PSDB. Tenho essa capacidade de diálogo. Respeito todos os projetos que são colocados e que visem o bem da nossa cidade.

Preocupa o senhor o fato de ter que enfrentar uma oposição, em Aparecida de Goiânia, que, certamente, contará com o apoio do governador Marconi Perillo?

- Temos que ter humildade neste momento, ter os pés no chão. O prefeito Maguito Vilela recomendou a todos nós, do PMDB e aliados, para que calçássemos a sandália da humildade, independente de quem será nosso adversário. Tenho um grande respeito pelo governador Marconi Perillo, um administrador que tem realizado importante trabalho no Estado. É preciso reconhecer, no entanto, que, em Aparecida de Goiânia, a figura do prefeito Maguito Vilela é mais imponente, em razão das produtivas gestões que realizou nos últimos oito anos. Temos que respeitar, mas temer nunca. Vamos trabalhar diuturnamente para vencer as eleições.

           O senhor pretende fazer campanha casada com Iris Rezende, caso ele seja o candidato do PMDB à prefeitura de Goiânia?

- Essa campanha sempre foi feita pelo PMDB, principalmente no limítrofe de Goiânia e Aparecida. Pessoas que moram em Goiânia às vezes votam em Aparecida e vice versa. Acontecendo a definição da candidatura de Iris Rezende na Capital, vou procurá-lo para que possamos fazer uma campanha casada na divisa das duas cidades.

Qual o passo à frente que o senhor pretende dar em relação ao que Maguito Vilela realizou em Aparecida de Goiânia?

- Temos que consolidar todo os projetos iniciados nas gestões de Maguito Vilela, prosseguir com as obras que precisam ser finalizadas. Existem vários projetos em andamento, como Parque Tecnológico, Complexo Logístico Alfandegário Industrial, o Aeroporto Executivo. Existem vários projetos em andamento e, mais do que isso, temos que pensar em avançar em uma cidade que foi concebida com vários problemas crônicos e é preciso reconhecer que o prefeito Maguito Vilela conseguiu resolver várias dessas questões, como, por exemplo, na infraestrutura, com asfalto em dezenas de bairros, investimentos em água e esgoto. Temos que continuar avançando, mas pensar, também, em uma cidade moderna, inclusiva, digital e se preparar para o enfrentamento dos novos desafios.

Como o senhor a falta de credibilidade de políticos e partidos junto à população brasileira, principalmente com a proliferação dos escândalos de corrupção país afora?

- O Brasil vive um momento de dificuldade política e econômica, as pessoas estão descrentes com o comportamento de governantes, principalmente na esfera federal. Mas há bons exemplos de políticos no país. Um deles é o prefeito Maguito Vilela, que tem uma trajetória política invejável. Maguito foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador, senador e agora prefeito por duas vezes de Aparecida de Goiânia e é um exemplo de político ético, honrado, honesto. Como administrador, projetou Aparecida de Goiânia no cenário nacional. O prefeito acertou na escolha do secretariado e todos realizam um trabalho que orgulha a todos os aparecidenses. Maguito é o maior exemplo que temos de bom político em Goiás: ele mudou, transformou, inovou, modernizou a gestão pública em Aparecida de Goiânia.

PERFIL

Gustavo Mendanha de Melo

·           Natural de Goiânia

·           33 anos de idade

·           Casado, dois filhos

·           Filho do ex-deputado estadual Léo Mendanha

·           Curso superior de Educação Física e bacharelando em Direito

·           Secretário Municipal de Esportes e Lazer (gestão Maguito Vilela)

·           Vereador por dois mandatos em Aparecida de Goiânia (2009/2012) e (2013/2016)

·           Presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia por duas vezes

FRASES

“Virou um dito popular: nós temos uma cidade antes e depois das gestões de Maguito Vilela. Ele transformou a realidade administrativa da cidade”

“Eu me relaciono muito bem com todos os partidos, com lideranças do PSDB, PSD, PP, PTB, PSB. Mantenho diálogo permanente, relacionamento de respeito com todos eles”

“Tenho um grande respeito pelo governador Marconi Perillo. É preciso reconhecer, no entanto, que, em Aparecida de Goiânia, a figura do prefeito Maguito Vilela é mais imponente”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias