Home / Política

POLÍTICA

Planos de saúde são obrigados a pagar exames do vírus Zika a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (6/7), os planos de saúde serão obrigados a cobrir três testes para detectar o vírus Zika. A medida é regulamentada por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de junho.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que as operadoras de planos de saúde devem cobrir o PCR, que detecta o vírus nos primeiros dias da doença, o teste sorológico IgM, que indica a presente de anticorpos no sangue e o IgG, que verifica se o paciente teve contato com o zika em algum momento na vida.

Os testes deverão estar disponíveis para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação congênita. Esse grupo foi escolhido pelo risco de crianças nascerem com microcefalia em decorrência da infecção da mãe durante a gestação.

De dois em dois anos, a ANS revê os procedimentos obrigatórios a serem executados pelos planos de saúde. Entretanto, segundo a agência reguladora, o caso dos exames de diagnóstico do vírus Zika é excepcional por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias