Home / Política

POLÍTICA

Câmara Municipal de Goiânia aprova o Sistema Móvel de Coleta de Sangue

Nesta terça-feira (16/8), a Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de lei que estabelece o Sistema Móvel de Coleta de Sangue. O objetivo é levar a coleta de sangue até as pessoas para incentivar a doação.

Autora do projeto, a vereadora Cida Garcêz (PMN) explicou que o Sistema vai realizar os mesmos exames disponibilizados pelo Hemocentro, ela acredita que a medida poderá cooperar com o aumento dos estoques dos bancos de sangue.

Conforme a proposta, as doações serão feitas em veículos adaptados para coletar e armazenar as bolsas de sangue. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde instituir e administrar a aplicação da medida proposta, podendo firmar parceria com outras instituições públicas ou privadas.

De acordo com a vereadora, o Hemocentro teve uma redução de 40% das doações de sangue no começo deste ano. Ela afirma também, com base em informações do Ministério da Saúde, que apenas 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue. "Se confrontarmos com o que a Organização das Nações Unidas defende,nosso país está a 1,2% do que é considerado ideal", defende.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias