Home / Política

POLÍTICA

Iris anuncia mais sete nomes do secretariado

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, empossou, ontem, aos novos sete secretários da administração. O evento aconteceu no auditório do sexto andar do Paço Municipal e contou com a presença de diversas autoridades.

Ao mencionar os novos titulares das secretarias de Administração, Trânsito e Mobilidade, Comunicação, Imas, Turismo e Lazer, Direitos Humanos e Procon, Iris Rezende fez questão de reafirmar que o trabalho será sem interrupção. “Assim como disse no primeiro anúncio, reafirmo que todos vêm para trabalhar com dedicação nos próximos quatro anos, exclusivamente em prol da cidade”, afirmou o prefeito, enfatizando que o empenho da atual da administração será para que a cidade volte a confiar no seu futuro.

Iris Rezende lembrou também que Goiânia já foi detentora de títulos como o de cidade mais limpa e com o maior número de áreas verdes por habitantes. “Aos goianienses informo que vamos, eu e minha equipe, buscar solucionar os problemas existentes na Capital, juntamente com a população.”

Em nome dos empossados, o secretario municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Felizberto Tavares, disse que é uma honra poder, a partir de hoje, colocar em seu currículo que faz parte da equipe de Iris Rezende. “Não consigo mensurar a emoção por estar tendo a oportunidade de trabalhar com o baluarte da política goiana.” Sobre a SMT, Felizberto lembrou que já está sabendo dos problemas que vai enfrentar, mas, segundo ele, todos os desafios serão enfrentados com transparência e seriedade. “Meu empenho será no sentido de buscar o diálogo com a sociedade, imprensa e o setor produtivo”, concluiu.

Alexandre Magalhães, presidente do PSDC de Goiás, vai ocupar a presidência da Agência de Turismo, Eventos e Lazer. Rodrigo Melo, presidente do PROS goiano, foi empossado na secretaria de Administração. O vereador Felisberto Tavares, do PR, assumiu a secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade.

Confira os nomes de mais 7 secretários

7-1      

Felisberto Tavares
Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT)

É bacharel em Direito, possui licenciatura em Geografia e especialização em Meio Ambiente, Trânsito, Transporte, Política e Estratégia. Estudou Física e Filosofia e presidiu o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais por dois mandatos. É PRF há 20 anos e foi um dos fundadores da Central Sindical Força Sindical de Goiás, em 2007. Está em seu segundo mandato como vereador no município de Goiânia.

7-2
Luiz Felipe Gabriel Gomes
Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Formado em Comunicação Social e especialista em Administração e Marketing. É diretor-geral do Instituto Verus, consultor de empresas, possui 15 anos de experiência com pesquisas de mercado e opinião, além do trabalho em coordenação de campanhas eleitorais. Foi secretário municipal e estadual de Comunicação e coordenador de marketing da campanha de Iris Rezende em 2014.

7-3
Filemon Pereira Miguel
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA)

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi repórter, editor de política e diretor de redação do jornal Tribuna do Planalto e repórter de política da Rádio 730. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na Câmara Federal e diretor de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

7-4
Rodrigo Silveira Melo
Secretaria Municipal de Administração (Semad)

Começou a militância política no DCE do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi vice-presidente nacional do PMDB Jovem, presidente do PSDC e, em 2012, candidato a vereador, ficando na segunda suplência na Câmara dos Vereadores.

7-5
Alexandre Silva de Magalhães
Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetur)

Formado em Direto pela Pontifica Universidade Católica de Goiás. É empresário do setor de engenharia civil e comércio de material elétrico há 25 anos, presidente Estadual do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), foi candidato a governador em 2014 pela mesma sigla partidária.

7-6
José Alício de Mesquita
Procon

Trabalhou como assistente administrativo no Governo Estadual na década de 80, foi assessor da presidência e assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, na década de 90. Em 1996 assumiu diretoria administrativa e financeira do núcleo do Ministério da Saúde em Goiás. Foi assessor especial do prefeito Iris Rezende de 2005 a 2008. Sua experiência no Procon teve início em 2009, quando assumiu a diretoria financeira do órgão e em 2010 se tornou diretor presidente. Em 2013 ocupou o cargo de assessor da presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM).

7-7
Sebastião Peixoto
Instituto Municipal de Assistência à Saúde
e Social dos Servidores (Imas)

É bacharel em Direito e iniciou trajetória profissional como diretor comercial e financeiro da Cohab. Foi diretor de trânsito da Transurb, presidente da Companhia de Obras e Habitação do Município de Goiânia, vereador por Goiânia entre 1976 e 1982. Em 1982, assumiu cargo de carreira no governo de Iris Rezende no Estado, como advogado do quadro técnico desportivo. Foi ainda presidente do Imas, secretário Extraordinário, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e presidente da Agência de Turismo e Lazer (Agetul).


Nomeados para o segundo escalão da prefeitura

Após as definições no secretariado em diversas áreas, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende promoveu várias nomeações para o segundo escalão da administração.. Na edição da última quinta-feira, no Diário Oficial do Município, foram oficializados novos titulares de diretorias e superintendências. No total foram 12 nomeações. Destas duas foram para a área da Saúde, outras duas para a Agência da Guarda Civil Metropolitana. O restante para diferentes áreas como Finanças, Governo, Administração e Infraestrutura.

Em diversas áreas, a preocupação do Paço Municipal é quanto à paralisação de processos que tramitam em áreas do segundo e terceiro escalões da prefeitura de Goiânia. Um exemplo é na área de Vigilância Sanitária. Sem a definição, renovação de alvarás não podem ser realizadas. Neste caso, o superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo irá assinar as documentações até que se nomeie um diretor para a área de Vigilância Sanitária que é subordinada a Vigilância em Saúde.

Confira as nomeações

Vilmar de Faria, superintendente de Administração e Gestão de Pessoas; Cláudio Tavarfes de Silveira Sousa, superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde; Robson Paixão de Azevedo, superintendente de Vigilância em Saúde; Francisco Ivo Cajango Guedes, superintendência de Obras e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Emivaldo Gonçalves da Costa, comandante Operacional da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; Gilásio Athaíde Cavalcante Filho, chefe de Gabinete da Agência da Guarda Civil Metropolitana; Luiz Guilherme Ferreira Calafiori, chefe da Advocacia Setorial da Secretaria Municipal de Cultura; Wilson Rocha Baleeiro Júnior, diretor de Administração e Finanças, da Secretaria Municipal de Administração; Rivaldo Martins da Silva, presidente da Comissão de Avaliação Imobiliária do Município de Goiânia; Henrique Alves Luiz Pereira, superintendente de Planejamento Urbano e Gestão Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação; Eloisa Helena Fernandes de Lima, diretora de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia; Manoel do Bonfim Rodrigues de Souza, diretor Pedagógico da Superintendência Pedagógica e de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.


Peemedebista adota medidas para equilibrar contas públicas

O prefeito Iris Rezende (PMDB) assinou dois decretos que objetivam o equilíbrio das contas da administração de Goiânia.
O primeiro institui o Comitê de Gestão, Modernização e Monitoramento. O segundo define critérios para a execução orçamentária do município. Com as medidas, o prefeito busca garantir maior arrecadação e redução de despesas nos quatros anos de sua gestão.

Uma das metas do Comitê de Gestão é buscar novos sistemas de gerenciamento de Recursos Humanos e folha de pagamento e de gerenciamento de processos licitatórios.

Integram o Comitê de Gestão, nomeados por Iris Rezende: Alessandro Melo da Silva, Joney Luiz Clemente de Oliveira, Paulo Henrique Rocha Faleiro, Márcia de Souza Taveira e Ricardo de Val Borges.

O secretário municipal de Finanças, Oséias Pacheco, revela que a prefeitura vai fixar uma cota financeira para cada órgão, atualizada de conforme acerto da previsão de arrecadação. “Se o valor previsto não redundar em possibilidade de execução, o sistema já refaz a conta financeira que será permitida a cada órgão, determinada pelos gestores financeiros da prefeitura”.

A determinação do prefeito Iris Rezende ao secretário de Finanças é controlar, com rigor, os gastos públicos. “Se não tem dinheiro, não pode gastar. Tem de segurar a despesa. Só vai autorizar se tiverem o dinheiro em caixa”.

O Comitê de Gestão, Modernização e Monitoramento será vinculado ao gabinete do prefeito e à secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

O secretário Agenor Mariano (Seplanh) adianta que o grupo nomeado pelo prefeito para gerir o comitê fará um diagnóstico de cada pasta no que diz respeito a programas e projetos e buscará soluções e modernização dos processos de interesse do município de Goiânia. “Em vez de contratar uma empresa de consultoria, criamos a nossa própria. O grupo fará análise e acompanhamento das ações de toda a prefeitura, dando suporte e propondo melhorias”.

Em entrevista à imprensa, o prefeito Iris Rezende revelou que recebeu uma dívida de R$ 800 milhões apenas referente ao exercício de 2016, sem falar nos anos anteriores.


Nelto cobra maior espaço ao PMDB

O líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado José Nelto, cobrou ontem, maior espaço de integrantes de seu partido no secretariado do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Para ele, a renovação da equipe de governo é importante, mas sem deixar de fora “companheiros que tiveram atuação destacada na campanha eleitoral do ano passado.”

Ele evita citar nomes de membros do PMDB que poderiam integrar a equipe de Iris Rezende, mas deixa claro que “muitos companheiros aguardam chamado do Paço Municipal para participar da administração”.

José Nelto diz ser “positiva” a cautela de Iris Rezende na conclusão do seu secretariado, mas há anseio da sociedade de Goiânia por medidas administrativas, principalmente na área de mobilidade urbana e meio ambiente, áreas que ainda não tem titulares indicados para os órgãos correspondentes, como a secretaria de Trânsito e Agência Ambiental.

Em entrevista à rádio 730/AM, o líder do PMDB queixou-se da ausência de peemedebistas históricos no secretariado do prefeito Iris Rezende. Nelto disse até que alguns estão sendo preteridos por nomes ligados ao empresário Vanderlan Cardoso (PSB), que foi derrotado por Iris na disputa pelo Paço Municipal. "O prefeito está sendo muito cauteloso. Neste momento, ele está evitando um inchaço na prefeitura de Goiânia, cortando gastos. Este é um bom começo, mas ao mesmo tempo é preciso apoiar e buscar respaldo nos velhos companheiros do PMDB", disse Nelto.

Dificuldades

A montagem do secretariado se configurou num grande problema para Iris Rezende. Mesmo com dois meses de prazo, o peemedebista retarda a montagem da equipe de primeiro escalão.

José Nelto lembrou que, como colaborador da campanha de Iris Rezende, vai se empenhar para que o prefeito resgate todos os compromissos firmados com a população de Goiânia. “Paulo Garcia deixou uma cidade com muitos problemas. É preciso que todos nós, do PMDB e de partidos aliados, nos unamos ao prefeito para que, em seis meses, parte dessas dificuldades estejam superadas”.

 Iris recebe nova direção do Judiciário

7-8

O prefeito Iris Rezende recebeu, ontem, em seu gabinete, no Paço Municipal, a diretoria do Tribunal de Justiça de Goiás, a ser empossada em 1º de fevereiro. O futuro presidente, desembargador Gilberto Marques Filho, o vice-presidente, desembargador Walter Carlos Lemes, e a corregedora-geral, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco mostram ao prefeito as suas propostas para a nova gestão do Judiciário goiano para o biênio 2017/2019.

Iris Rezende cumprimentou os novos dirigentes do Judiciário goiano, ressaltou as qualidades de todos eles e, mais uma vez, disse que a sociedade goiana estará em “boas mãos”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias