Home / Política

POLÍTICA

“Vamos acompanhar de perto o Orçamento da Educação”, diz Lúcia Vânia

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) foi eleita presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O vice-presidente é o senador Pedro Chaves (PSC-MS).

Lúcia Vânia destacou o desafio de presidir uma das mais importantes comissões do Senado no primeiro ano em que passa a valer a PEC do Teto de Gastos, aprovada no final de 2016.

“A nossa pauta é enorme, e esse será o primeiro ano em que vamos acompanhar e fiscalizar o Orçamento que visa o limite do teto de gastos. É nosso pensamento trazer o projeto orçamentário da Educação para ser debatido profundamente no Senado, a fim de mostrarmos à sociedade brasileira o compromisso que temos nessa comissão”, afirmou.

Ao elencar as pautas prioritárias, Lúcia Vânia afirmou que pretende trabalhar em parceria com o Ministério da Educação, inclusive propondo o aperfeiçoamento de programas e ações já implementadas com o objetivo de fomentar o acesso e a qualidade da educação.

“A gestão do ministro Mendonça Filho tem feito com que a educação chegue aos municípios com sua presença e de técnicos do ministério, mostrando a necessidade de chamar os prefeitos como parceiros do grande desafio de implementar o Plano de Ação Articulada, visando melhorar a qualidade da educação no país, por meio do aperfeiçoamento dos profissionais, gestores, e das práticas pedagógicas mais modernas e inovadoras, além da infraestrutura das escolas. Vamos revisitar programas importantes, como o FIES e o Fundeb, além de apoiar e sugerir o aperfeiçoamento no Ideb, o qual o ministério pretende ampliar o âmbito de ação. Vamos acompanhar a retomada da construção de creches, para aumentar o acesso à educação infantil, além de aprimorar e fiscalizar o repasse de recursos direto à escola, para desburocratizar a Educação”, destacou.

A reunião que elegeu a senadora Lúcia Vânia por aclamação teve a presença de parlamentares reconhecidamente experientes na área da Educação, além de companheiros de bancada, como é o caso do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). “A trajetória da senadora Lúcia Vânia, respeitada política no nosso estado de Goiás, é marcada pela experiência, não só na área orçamentária, mas também em toda a área de infraestrutura e educação. Eu tenho a convicção absoluta que ela saberá trabalhar em total sintonia com aquilo que é a vontade e o sentimento da população. Minha querida conterrânea, é um orgulho enorme tê-la na presidência dessa comissão. Tenho a certeza absoluta de que você leva tudo adiante com muita capacidade e, por isso, o reconhecimento como política no nosso estado, durante anos e anos, sendo eleita por voto de opinião, independentemente de qualquer máquina de governo”, ressaltou Caiado.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) também fez questão de destacar a experiência da senadora Lúcia Vânia. “Esse foi um voto que dei com muita satisfação. Eu creio que, pela sua história, inclusive, no PETI, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso lançou a campanha para que as crianças desse país não trabalhassem, mas, sim, estudassem. Lúcia Vânia foi a grande defensora e promotora daquele programa. Nós estaremos sob uma ótima presidência nessa comissão”, finalizou Cristovam

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias