Home / Política

POLÍTICA

Lava Jato investiga filme ‘Lula, o filho do Brasil’

A operação Lava Jato agora pretende investigar o financiamento do filme "Lula, filho do Brasil", que foi lançado em 2010. O longa conta da trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Polícia Federal investiga além do financiamento "a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci Filho, junto a empresas".

O ex-ministro Palocci já foi solicitado a falar sobre o assunto no dia 11 de dezembro, em depoimento, ele disse que faria os esclarecimentos necessários, mas que naquele momento iria se manter em silêncio, segundo informações do Estadão.

No mesmo dia em que Palocci foi questionado sobre, Marcelo Odebrecht também respondeu a uma série de perguntas sobre o financiamento do longa-metragem.

Além das perguntas, e-mails que teriam sido trocados entre a empreiteira e outros funcionários do grupo, foram apresentados. Um deles foi escrito por Marcelo Odebrecht e diz sobre o apoio ao filme de Lula.

"5) O italiano me perguntou sobre como anda nosso apoio ao filme de Lula, comentei nossa opinião (com a qual concorda) e disse que AA tinha acertado a mesma com o seminarista, mas adiantei que se tivermos nos comprometido com algo, seria sem aparecer o nosso nome. Parece que ele vai coordenar/apoiar a captação de recursos."

A Odebrecht fez uma declaração sobre o assunto e disse que não tem conhecimento sobre nenhum apoio financeiro de interesse de Lula.

"Pelo que o declarante conhece, Emílio Odebrecht nunca condicionou apoio financeiro de interesse de Lula a benefícios específicos de interesses da Odebrecht; que acredita que nunca houve esse tipo de vinculação específica, à exceção de episódios já expostos pelo declarante em seu acordo de colaboração (casos do Refis da crise liberação de linha de crédito para Angola)."

As informações são do Estadão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias