Home / Política

POLÍTICA

Fachin arquiva investigação contra Sandes na Lava Jato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento do inquérito da operação Lava Jato contra o deputado federal goia­no Sandes Júnior (PP). “Os ele­mentos probatórios coligidos aos autos não demonstram, a priori, a participação tiva e concreta de João Sandes Júnior no esquema de arrecadação de vantagens in­devidas montado na Diretoria de Abastecimento da Petrobras”. Em razão disso, o ministro disse que não se justifica a deflagração de ação penal ou continuidade da investigação de corrupção.

O nome de Sandes Júnior apareceu nas delações do do­leiro Alberto Youssef, indicado como operador financeiro do PP, e nas do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

A Procuradoria Geral da Re­pública já havia entendido que os elementos reunidos nos au­tos não eram suficientes para comprovar o envolvimento de diversos parlamentares, in­cluindo o deputado federal Ro­berto Balestra (PP), que teve também sua ação arquivada em outubro do ano passado.

A demora de apreciação do processo de Sandes Júnior ocor­reu porque, na condição de su­plente de deputado federal, o STF havia enviado os autos ao juízo de primeira instância. Como ele reassumiu cadeira na Câmara Federal, com a li­cença de Alexandre Baldy (PP), o processo contra Sandes retor­nou ao STF.

A decisão do ministro Edson fachin, entretanto, reforça que o arquivamento do processo, em razão da falta de provas, não im­pede o prosseguimento das in­vestigações, caso futuramente surjam novas evidências.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias