Home / Política

POLÍTICA

O adeus a um visionário

  •  Nobel da Paz e Prêmio Confúcio da Paz, em 2012, diplomata africano era secretário geral da ONU [Organizações das Nações Unidas]
  •  Nascido em Kumasi, Gana, África, no ano de 1938, um ano antes da deflagração da segunda guerra mundial [1939- 1945], morreu no sábado
  •  Homem protagonizou na História dos séculos 20 e 21, script de verdadeiro internacionalista. Humanista, de formação enciclopédica e ideal socialdemocrata

Nobel da Paz, em 2001, e Prê­mio Confúcio da Paz, em 2012, secretário geral da ONU [Organizações das Nações Unidas], por dez anos consecuti­vos, Kofi Atta Annan, nascido em Kumasi, Gana, África, no ano de 1938, um ano antes da deflagração da segunda guerra mundial [1939- 1945], morreu no último sábado. Em Berna. Suíça. Aos 80 anos de idade.

- Um visionário.

Ele exerceu o cargo máximo da ONU entre 1997 a 2006. Ho­mem responsável pela reforma e ressignificação das Nações Uni­das. Ele executou missões estra­tégicas. Como enviado especial da ONU e da Liga Árabe na Síria. O conflito na Síria já dura exatos sete anos. O território do País está ocupado, em parte, por soldados dos EUA [Estados Unidos], Israel e até a Turquia.

CRISE NA SÍRIA

- Além de terrorista da Al Qae­da e da Al Nusra, dissidência da organização de Osama Bin Laden, o suposto responsável pelo ataque às Torres Gêmeas, nos EUA, em 11 de setembro.

A Reuters informa que o diplo­mata de Gana teria adoecido em viagem de volta da África do Sul. Após comparecer à comemoração do aniversário do nascimento do líder sul-africano que derrubou o regime de segregação racial e so­cial do Apartheid, Nelson Mande­la. Kofi Annan foi hospitalizado em Genebra e depois levado de avião a um hospital da capital, Berna.

- Onde morreu.

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz protagonizou na História dos séculos 20 e 21 o ‘script’ de um verdadeiro internacionalis­ta. Humanista, de formação en­ciclopédica, de ideal socialdemo­crata. Lutou durante toda sua vida por um mundo mais justo e pací­fico. A família pediu privacidade para o exercício de luto. O luto é um patrimônio imaterial da cul­tura da humanidade.

- Koff Annan subiu degrau por degrau à Secretaria Geral da ONU.

ATAQUE AO IRAQUE

Analistas da geopolítica mun­dial apontam que o seu maior fra­casso no órgão teria sido não con­seguir impedir a guerra no Iraque. Depois de destruir o Afeganistão, estados Unidos e Grã-Bretanha, com George W. Bush e o premier Tony Blair. Falsa, a acusação, repli­cada pelos grandes conglomerados de comunicação, era de existência de armas de destruição em massa

- Saddam Hussein acabou en­forcado. O País vive uma explosão de guerra civil desde 2003. O que de­sestabiliza o clima no Oriente Médio.

Secretário-geral da ONU à épo­ca, o diplomata diz ter feito o pos­sível para impedir a Gueera no Ira­que. A Guerra teria sido uma de suas fontes de lamentações, admi­tiu. O africano da geopolítica pro­gressista relata ter executado polí­ticas externas de defesa dos direitos humanos, como valores universais e contra as desigualdades econômi­cas e sociais no mundo

- Para o desenvolvimento, cujo maior expoente são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

TSUNAMI E TERREMOTO

O ex-secretário geral da ONU entrará para a História por ações contra o desastre do tsunami no Oceano Índico e o terremoto na Cachemira. O atentado contra a sede da ONU, em Bagdá, a capital do conflagrado Iraque, em agos­to de 2003, em que o enviado es­pecial Sergio Vieira de Mello, di­plomata do Brasil que atuara e no Timor Leste, morreu, foi uma tra­gédia, desabafou.

- Ele integrou a delegação da ONU The Elders, fundada por Nel­son Mandela, que visitou o Zimbá­bue, durante as últimas eleições, no final de julho. De 2018.

Trata-se do primeiro negro a lide­rar as Nações Unidas. Mediador da Paz. Fluente em Inglês, Francês e em múltiplas línguas africanas. Era filho de um governador de Província, em Gana, África, e neto de dois chefes tribais. Ele exerceu dois mandatos. O máximo permitido. Pelo estatu­to. Era casa com uma mulher sueca, Nane Wallenberg. Com três filhos.

- Amma, Kojo e Nina.

DÍVIDA DOS EUA

Kofi Atta Annan tentou refor­mar a Organização das Nações Unidas. O diplomata nascido em 8 de abril de 1938 tentou fazer com que os Estados Unidos das Américas quitasse uma dívida bi­lionária com a ONU. Não custa lembrar: no valor estratosférico de R$ 7,8 bilhões. Em tempo: em pagamentos atrasados. O africa­no atuou, sem sucesso, em Ruan­da, 1994, e em Srebrenica


 O meu momento mais sombrio foi a Guerra do Iraque, que não consegui impedi-la” Kofi Atta Annan   Executei políticas externas de defesa dos direitos humanos, como valores universais e contra as desigualdades econômicas e sociais no mundo”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias