Home / Política

POLÍTICA

Mundo evangélico está com Wilder Morais

Logo após o senador Wilder Mo­rais (DEM) anunciar em solenida­de realizada ontem na Pecuária de Goiânia, a presença do bispo Abigail Almeida (PSC) em sua chapa como primeiro suplente o que se ouviu de forma uniforme dentre os presen­tes foi uma mensagem de otimismo para o novo desafio do religioso e do senador: “...E Deus proverá”. O encon­tro organizado pelo Democratas e li­deranças da campanha “A Mudança é Agora” teve a presença de cinco mil pessoas, sendo mil pastores de todas as regiões do Estado.

Ao lado do companheiro e sena­dor Ronaldo Caiado (DEM), líder na disputa ao Governo de Goiás, fiéis e amigos de Wilder-Abigail fes­tejaram a “dupla de fé” e apostam na vitória baseados nos 60% de in­decisos que ainda existem para a luta pelo Senado Federal. Neste ano, o eleitor poderá escolher dois senadores. Além de ser “o candida­to” de Abigail e das Assembleias de Deus, Wilder é, sobretudo, “o can­didato de Caiado” para o Senado. A procedência pode pesar nas urnas.

“Sempre digo quando coisas boas acontecem comigo: tem um Deus lá em cima que gosta de mim. Sou apaixonado por Deus. Nada aconteceu por acaso, por sorte, por determinação apenas dos homens. É algo que Ele decide. E ele é e sem­pre será onipotente, onisciente e onipresente”, diz Wilder Morais, em reverência ao apoio de religiosos.

Tomado por fiéis e políticos, o tradicional espaço de eventos de Goiânia serviu para sacramentar uma certeza de agora em diante: Wilder Morais é o candidato dos re­ligiosos na disputa ao Senado. Em cada um dos presentes no evento na noite de segunda-feira, o argumen­to era um só: Wilder é ficha-limpa, honrado e sem nenhuma mácula após exercer um dos cargos mais importantes do país. E claro: tem a bênção de todas as lideranças reli­giosas do Estado, inclusive católicas. Um influente religioso goiano, o Pa­dre Agnaldo, ex-prefeito de Itagua­ri, chegou a escrever um cordel so­bre sua vida, tamanho impacto que teve ao conhecer Wilder.

Na solenidade, o que se ouviu foi a determinaçãodosegmentoematuar na política para salvar o Brasil de polí­ticos ruins, incompetentes, malignos e que estão na função apenas para defender interesses próprios.

As igrejas reunidas têm um po­der de voto que não é facilmen­te mensurável, mas estima-se que tenham acesso de alguma forma a pelo menos 1 milhão de sufrágios. Os grupos evangélicos são diversi­ficados – sendo o mais politizado aquele que marchará com Wilder nas eleições de outubro.

Os pentecostais, algumas igrejas neopentecostais e a grande família das igrejas assembleianas (de diver­sos campos) enxergam em Wilder um homem público que venceu na vida privada sob a orientação da fé.

No evento desta segunda-feira, a história de vida de Wilder mais uma vez foi contada como metáfo­ra e exemplo de superação. “Quan­do tudo aparentava ser impossível, eis que ele se superou”, lembrou um pastor entusiasta no microfone.

Wilder saiu da pequena Taqua­ral (GO), onde vivia em extrema pobreza, na década de 1980, e se formou em Engenharia Civil. Anos depois, sem qualquer auxílio de po­líticos ou de recursos públicos, tor­nou-se um dos maiores construto­res de supermercados do mundo. No Senado, investiu em livros: dis­tribui 1,5 milhão deles para estu­dantes carentes. Homem do cálcu­lo e dos compromissos, conseguiu trazer R$ 4,5 bilhões em recursos para serem distribuídos no Estado.

REFERÊNCIA

Apoiado pelo bispo Manuel Ferreira, presidente vitalício da Convenção Nacional das Assem­bleias de Deus no Brasil–Minis­tério de Madureira (Conamad), Wilder tornou-se um referencial dentre os grupos religiosos. E sua aproximação não é de agora. Des­de a década passada já tem for­te presença em cultos e congres­sos evangélicos. Para se ter ideia, no último carnaval, fora Wilder e Caiado, nenhum político de gran­de expressão apresentou tamanha dedicação a congressos e eventos de igrejas. O parlamentar fez ques­tão de ir, participar e se enturmar com várias congregações.

Assembleias atuam em conjunto

Presidida pelo bispo Abigail Almeida, a Assembleia de Deus Ministério Fama é uma das insti­tuições mais conhecidas no seg­mento religioso goiano.

Abigail é considerado com re­verência pelo mundo cristão. Sua consagração como pastor ocorreu em maio de 1970 na igreja de Ma­dureira. E quem o transformou e li­derança religiosa foi o maior líder do pentecostalismo brasileiro, o pastor Paulo Leivas Macalão, fundador de uma das dissidências mais podero­sas do pentecostalismo brasileiro.

A trajetória religiosa de Abigail começou no interior de Goiás. Ele pastoreou por Turvânia, Adelân­dia, Itaguaru, Ceres, Gurupi (TO) e tornou-se, em 1983, presidente da Assembleia de Deus Campo da Fama, em Goiânia.

Nos últimos anos, ele intensificou a presença nos eventos e tornou-se defensor das grandes causas da igre­ja, como a defesa da vida e da família.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias