Home / Política

POLÍTICA

“Não podemos assistir o Rio Araguaia morrer aos poucos”, diz senador

“Estamos aqui unidos pelo Rio Araguaia”. Com estas palavras os candidatos ao governo pelo De­mocratas Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT) selaram um um pacto para realizar ações con­juntas de preservação do Rio Ara­guaia, fomentar o turismo e desen­volver políticas públicas para gerar emprego e renda na região do Vale do Araguaia. Os governadoriáveis estiveram juntos em Aruanã nes­ta semana, quando conversaram com ribeirinhos e guias turísticos sobre a necessidade de recupera­ção desta que é uma das maiores riquezas naturais do Centro-Oeste.

Ronaldo Caiado afirmou que é preciso estabelecer uma conver­gência das ações entre Goiás e o Mato Grosso para garantir que o rio deixe de ser castigado pelo pro­cesso de desmatamento em curso. “É nossa responsabilidade zelar para que esta maravilha também esteja aqui para nossos netos e bis­netos. Hoje técnicos afirmam que são jogados anualmente mais de oito milhões de toneladas de sedi­mentos nos rios. Não podemos as­sistir o Rio Araguaia morrendo aos poucos. Não há como salvarmos o rio sem estabelecermos uma polí­tica conjunta”, reforçou.

O democrata, que também es­teve em julho em Aruanã, voltou falar da parceria que terá com a população para reverter o proces­so de deterioração do rio. “Goiás é o coração do Brasil e o Araguaia são as artérias que trazem as nos­sas maiores riquezas. Com esta força Goiás será o motor do de­senvolvimento do País. Quando o povo quer e tem um governo que apoia, é possível sim avan­çarmos nas conquistas”, assegu­rou. “O mundo vai voltar os olhos para a política de preservação que faremos aqui”, garantiu Caiado.

Na conversa com os ribeiri­nhos, Mauro Mendes afirmou que irá trabalhar para unificar a legislação que trata da fiscaliza­ção ambiental e criar oportunida­des para melhorar a infraestrutura turística e fazer da região um gran­de polo de geração de empregos, sem deixar de lado a necessidade de preservação do rio. “Juntos va­mos ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor”, afir­mou o candidato do Mato Grosso.

O engenheiro agrônomo e presidente do Instituto Cidadão Consciente e Participante (ICCP Brasil), Marcelo Conrado, teste­munhou sobre a necessidade de recuperar o Rio Araguaia antes que suma do mapa. “Os ribeiri­nhos sempre falaram que o vo­lume do rio estava diminuindo. Fomos verificar isso com dados e é verdade. Tem levantamentos que mostram que de 2007 a 2017 houve uma redução de mais de 50% da vazão mínima. Providên­cias precisam ser tomadas. Pre­cisamos de ações conjuntas para reverter esse quadro”, assegurou.

Após a conversa que teve com Ronaldo Caiado e Mauro Mendes, o guia de pesca Zé Legal afirmou que está confiante em mudanças. “Fiquei muito otimista. Nunca um candidato ou um governador veio aqui nos ouvir. Nunca tinha tido a oportunidade de falar sobre isso porque sou um homem humil­de. Estou esperançoso. Queremos que a legislação de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará seja uni­ficada”, explicou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias