Home / Política

POLÍTICA

Vereadores atuam por novo salto na política

Dos 35 integrantes da Câmara Municipal de Goiânia, 13 estão em campanha por cadeiras ao Sena­do, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Afinal, a carreira polí­tica se constrói subindo a escada, ou seja, dando passos degraus por degraus. Mas há exceções.

O presidente da Casa, Andrey Azeredo, apesar da insistência da di­reçãodoMDB, preferiu ficar fora das eleições deste ano. Ele está de olho em novo mandato para o comando do Legislativo e deve disputar a ree­leição em 2020. 22 vereadores prefe­riram ficar fora das urnas este ano.

TRADIÇÃO

É tradição no Legislativo goia­niense a vitória de integrantes para o Parlamento estadual. Grande parte dos políticos de destaque de Goiás – Daniel Vi­lela (MDB), Francisco Júnior (PSD), Agenor Mariano (MDB), Iram Saraiva (PMN), Iris Rezen­de (MDB), Daniel Antônio (sem partido), Pedro Wilson (PT) co­meçaram a carreira política como vereador na Capital.

Por ter apenas 45 dias de cam­panha, apenas Cabo Senna (PRP), Elias Vaz (PSB), Clécio Alves (MDB), Vinícius Cirqueira (Pros) e Juarez Lopes (PRTB) tiraram li­cença do mandato para dedica­ção de tempo integral ao traba­lho de pedir votos aos eleitores.

O vereador Jorge Kajuru (PRP) resolveu ousar: concorrer ao Se­nado, apesar das pressões de li­deranças do seu partido para que enfrentasse as urnas para a Câma­ra federal. As pesquisas mostram Kajuru bem posicionado, já que aparece em empate técnico en­tre os três melhores posicionados junto ao eleitorado goiano.

O vereador Elias Vaz (PSB) é o único que concorre à Câmara Fe­deral. Em 2014, tentou chegar à Assembleia Legislativa, mas não obteve êxito.

Onze vereadores buscam o mandato de deputado estadual: Carlos Senna (PRP), Clécio Al­ves (MDB), Vinícius Cirqueira (Pros), Alysson Lima (PRB), Tatia­na Lemos (PC do B), Paulo Daher (DEM), Eduardo Prado (PV), Cris­tina Lopes (PSDB), Emilson Pe­reira (Podemos), Paulinho Graus (PDT) e Juarez Lopes (PRTB).

Tatiana Lemos começou a temporada como pré-candidata à Câmara Federal, mas recuou: sua mãe, a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) decidiu concor­rer a deputada federal.

Os cientistas políticos costu­mam dizer que “política tem fila”, para definir que a construção de uma trajetória na vida pública precisa começar pelo mandato de vereador, deputado estadual, federal, senador e governador.

Iris Rezende (MDB) começou a sua carreira política como ve­reador em Goiânia, na década de 1950. Elegeu-se depois depu­tado estadual, prefeito da Capi­tal, governador duas vezes e se­nador da República.

Maguito Vilela (MDB) seguiu a fila: vereador em Jataí, deputa­do estadual e federal, vice-gover­nador, governador, senador. Pos­teriormente, prefeito por duas vezes de Aparecida de Goiânia.

Iram Saraiva (PMN) foi verea­dor em Goiânia, deputado estadual e federal, e senador da República.

Pedro Wilson vereador na Ca­pital, deputado federal e prefeito de Goiânia.

Mauro Borges Teixeira foi de­putado federal por duas vezes, go­vernador e senador da República.

Com votação consagrado­ra, na década de 1980, o verea­dor Daniel Antônio conquistou mandatos de deputado estadual e prefeito de Goiânia.

Conceição Gayer e José Elias Fernandes, ambos do MDB, de­ram um salto – de vereador na ca­pital para a Assembleia Legislativa – com votações expressiva

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias