Home / Política

POLÍTICA

Kajuru: “Vou acabar com a bancada da bola”

O vereador de Goiânia e sena­dor eleito Jorge Kajuru (PRP) será uma das principais vozes contrá­rias à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Congresso Na­cional a partir de 2019. “Vou aca­bar com a bancada da bola”, dis­se Kajuru ao Jornal Opção Online.

Segundo ele, a palavra “bola” deve ser excluída para dar lugar a “esporte”. Com uma carreira de ra­dialista marcada por críticas à CBF, Kajuru afirma que a atual bancada da bola está mais interessada em propina do que no esporte.

Nas eleições deste ano, nomes importantes desta bancada não conseguiram se eleger, como os emedebistas Romero Jucá e Euní­cio Oliveira. Kajuru, que pretende apresentar um projeto para incluir o esporte nas escolas, se juntará a Romário (Pode) e Randolfe Ro­drigues (Rede) na linha de frente contra a entidade máxima do fu­tebol brasileiro.

BENEFÍCIO

A chamada bancada da bola da Câmara Federal conseguiu empla­car numa medida provisória (MP 656/2014) que dá aos clubes de fu­tebol o prazo de 20 anos para quita­rem suas dívidas com o Estado. Se­gundo estimativas, o valor devido é de cerca de R$ 4 bilhões, princi­palmente em impostos e contribui­ções sociais e previdenciárias. O tex­to aprovado institui o parcelamento dos débitos dos clubes esportivos em até 240 meses, com redução de 70% dasmultas, de30% dosjurosde moraede100% doencargolegal. Os benefícios incluem dívidas tributá­rias e não tributárias com a Receita Federal, aProcuradoriaGeraldaFa­zenda Nacional e o Banco Central.

O parcelamento foi incluído na MP 656–que tratava inicialmen­te de benefícios fiscais para seto­res de informática e energia eóli­ca e regras para facilitar o crédito consignado na iniciativa privada -, após articulação do líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias