Home / Política

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprovado decreto de calamidade financeira em Goiás

O decreto de calamidade financeira feito pelo Governo de Goiás, foi aprovado nesta quinta-feira (24/01) pelos deputados. No total foram 30 votos, sendo 28 votos a favor e 2 contra. O documento oficializa para credores e fornecedores o caos financeiro do Estado.

Ronaldo Caiado (DEM), decretou calamidade financeira na segunda-feira (21/01).Entre as dívidas apontadas está o pagamento do salário de dezembro dos servidores porque a quantia não foi empenhada pelo governo anterior, fechamento de escolas que não são de responsabilidade do Estado e cortes de gastos com aluguéis.

De acordo com o documento, fica permitido que a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) tome as medidas que achar necessárias. O decreto permite ainda a flexibilização de prazos, suspensão de serviços que não sejam essenciais e a renegociação de contratos. Porém, não dá direito ao Estado de alterar os compromissos para com a União, bancos públicos e privados.

Caiado pontua que tal medida foi a única solução que encontrou para aprovar ações que forem necessárias para regularizar as contas de Goiás. “Se o governante não fizer, amanhã eu que estarei praticando crime por não cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porque eu não tenho como baixar o endividamento, não tenho como baixar o que já está empenhado e eu não tenho como baixar a folha de pagamento para 60% se está em patamar de 80%”, ressaltou o gestor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias