Home / Política

POLÍTICA

Bolsonaro diz que ganhou as eleições de 2018 no primeiro turno e culpa justiça eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ter vencido a eleição presidencial de 2018 em primeiro turno. A declaração foi dada na última segunda-feira (9/3) em Miami (EUA). Bolsonaro disse ainda que houve fraude da justiça eleitoral, mas não apresentou ou citou qualquer indício para justificar sua fala.

Culpar a Justiça Eleitoral, foi a estratégia usada por Bolsonaro desde quando era candidato do PSL à Presidência da República de 2018. A volta do discurso, nesta segunda, é a primeira declaração sobre o assunto desde que assumiu a presidência.  

Na época, declarações idênticas do então candidato foi contestada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, ao afirmar que as urnas eletrônicas são “absolutamente confiáveis” desde a sua implantação, em 1996.

Na ocasião, a ministra afirmou "Temos 22 anos de utilização de urnas eletrônicas. Não há nenhum caso de fraude comprovado. As pessoas são livres para expressar a própria opinião, mas quando essa opinião é desconectada da realidade, nós temos que buscar os dados da realidade”

Embora a assessoria do TSE ainda não se manifestou sobre as declarações atuais do presidente, nesta segunda, um ministro do TSE e outro do Supremo Tribunal Federal (STF), ouvidos sigilosamente pelo Correio Braziliense, se disseram surpresos com o discurso.

O primeiro avaliou que o resgate do discurso é uma forma de instigar a militância bolsonarista. Já um ministro do STF afirmou que as declarações são “absurdas” e não fazem “nenhum sentido”.

Só para lembrar, no primeiro turno, Bolsonaro conseguiu 46,03% dos votos válidos e só venceu as eleições no segundo turno com 55,13%.

Com informações do Correio Brazilense

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias