Home / Política

POLÍTICA

Encontrão do DEM: Caiado pede que pré-candidatos não deixem corruptos voltarem ao poder nas cidades

O governador Ronaldo Caiado (DEM) abriu neste sábado, 7, o 1º Encontro Democratas 2020 com a mensagem de gratidão aos militantes atuais e novos que estarão a partir de agora no partido base do atual governo.

Centenas de lideranças se filiaram na legenda que é dirigida pelo governador desde os tempos em que se chamava PFL.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e a ex-senadora Lúcia Vânia foram celebrados como novos militantes da legenda a partir de agora.

Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador disse que Goiás está saindo da crise fiscal e moral que se encontra, mas dependerá cada vez mais da união do grupo de apoiadores – e a união passa pelas eleições de outubro deste ano.

Apesar do agradecimento e discurso otimista, Caiado fez um apontamento duro contra os políticos que se envolveram em corrupção. E alertou aos pré-candidatos: “Não deixem os políticos que usaram a máquina de poder para corromper, para extorquir a população, voltarem!”.

A partir do lema “ou o bandido muda de vida ou muda de Goiás”, ele deu uma indireta que mais direta é impossível: “têm bandidos que já se mudaram para São Paulo”.

Prefeitos, vereadores, lideranças de bairros, representantes apartidários da sociedade civil, feministas, professores universitários também participaram do encontro.

Os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho deixaram uma mensagem bem-humorada para a reunião democrata.

Ao abrir o microfone para os prefeitos, Caiado ouviu palavras de agradecimento pela “festa da democracia”. O interior participou em peso do encontrão do DEM: prefeitos de Cocalzinho, Uruana, Trombas, Monte Claros, Paraúna, Pilar, Arenópolis, Santo Antônio do Descoberto, dentre outros, ouviram o discurso de Caiado e fizeram coro com os milhares de presentes no Tatersal de que é possível fazer política com moralidade. Secretário do Entorno do GDF, Paulo Roriz também ouviu de Caiado que a relação dele com a região que une Goiás ao Distrito Federal será diferente dos gestores do passado.

Cerca de seis mil pessoas participaram do encontro do DEM no parque de exposição Agropecuário de Goiânia: Ronaldo Caiado discursou ao final

Aos vereadores e candidatos, Caiado agradeceu: “Vocês assumiram minha campanha e levaram meu nome a todos os municípios. Sou muito grato por chegar a uma vitória no primeiro turno!”.

Em seguida, Caiado perfilou em seu discurso a situação catastrófica que encontrou Goiás, com uma das maiores dívidas públicas do Brasil e o Governo de Goiás tomado pela corrupção: “A tarefa não é fácil! Mas dizem que Deus escolhe o ombro para colocar a carga. Pois bem. Tenho orgulho de ser goiano. Sempre ocupei a tribuna para defender nosso estado de Goiás! Coube a mim enfrentar o maior desafio. E é nessa hora que crescemos! Quero dizer a cada um que preciso mais do que nunca do apoio de vocês. Ninguém governa sozinho! Preciso da liderança de cada um. Temos que nos ocupar de cada município. Quero dar exemplo do que é solidariedade do povo goiano”.

Para mostrar a diferença de gestão, Caiado lembrou os números da segurança pública: “Analisem comigo: hoje tenho menos policiais do que ano passado, pois muitos se aposentaram e eu não tive como contratar. Tenho menos viaturas também... Então, porque em um ano e dois meses, hoje, o estado é referência em segurança pública no país? Sabe porquê? Atendi o pedido dos policiais. Eles falavam: “Governador, deixa a gente trabalhar!”. Antigamente, éramos trocados quando pegávamos a bandidagem”. Por isso, meus amigos, ou o bandido muda de profissão ou muda de Estado. E vocês já viram que muitos deles já estão em São Paulo!”.

Evento do  DEM com milhares de pessoas e caravanas reafirma discurso de combate à corrupção nos municípios
Evento teve várias filiações, caso da ex-senadora Lúcia Vânia, que faz parte da equipe de Ronaldo Caiado na gestão estadual

Caiado falou também das 400 obras paradas que encontrou no Estado. “Era assim: faziam uma parede no hospital e inauguravam. E nunca atenderam um paciente. Bom, faziam outra campanha. Mais uma parede, comemoração de novo. Nada de paciente ser atendido! Era na escola, na creche, na área da segurança, rodovia. Em tudo era assim”.

Caiado conclamou todos que foram no encontrão para participarem da disputa eleitoral tendo como prioridade o combate da corrupção e a atenção total às necessidades das pessoas em cada município.

IDEOLOGIA

O ex-prefeito de Formosa e um dos primeiros emedebistas entusiastas da candidatura de Caiado, em 2018, secretário Ernesto Roller, elogiou a energia do encontrão do DEM: “Algo me chama a atenção neste evento. Me chama atenção a quantidade de pessoas, das mais representativas, de todo cantos do estado. Ninguém aqui está por pressão, por ameaça, por perseguição. São todos convidados a participarem de um projeto de 2020. Para dar continuidade, que é quebrar velhos costumes. Esse momento é a confirmação de que o senhor governador, está no caminho certo. Hoje essa família cresce com qualidade e esperança!”.

O deputado federal José Nelto (Podemos) disse que desde 2014 segue uma base ideológica em Goiás firmada ao lado de Ronaldo Caiado. Ou seja, sua aliança não é pragmática e com interesses políticos. Mas estritamente ideológica: concentrada no combate da corrupção que tomou conta de Goiás nas duas últimas décadas.

“Goiás saía muito na imprensa nacional, mas saía nas páginas policiais. Hoje sai nas páginas da política nacional, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, que chegou para mudar a história de Goiás”, disse o deputado federal em referência ao fato de que pela primeira vez em décadas Goiás tem um gestor que é, de fato, figura pública nacional.

“Ronaldo Caiado é conhecido em Brasília como o melhor governador desse país, o mais preparado, o mais honesto. Parabéns, governador Ronaldo Caiado!”, discursou Nelto.

O parlamentar elencou qualidades: “É o primeiro governador que paga em dia o transporte escolar e que governa para todos municípios, sem fazer distinção partidária”.

Nelto sublinhou seu desempenho no Congresso: “Defendemos a família e quem trabalha. A aliança DEM e Podemos é aliança de verdade e honesta. Tenho trabalhado muito no Congresso para aprovar reformas no combate da corrupção. Queremos o fim do foro privilegiado! Não podemos acobertar autoridades corruptas do Brasil!”.

O evento teve a presença de inúmeros deputados federais como José Mario (DEM), Zacharias Calil (DEM), Glaustin da Fokus (DEM), José Nelto (Podemos), além do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania). Deputados estaduais, como Chico KGL (DEM), Wagner Neto (Pros), Bruno Peixoto (MDB) e Álvaro Guimarães (DEM), dentre outros, acompanharam o grande evento de filiação e formação de militância, que foi testemunhado por várias caravanas municipais.

RIO VERDE

Prefeito Paulo do Vale, de Rio Verde, falou em nome de todos os prefeitos: “É aqui no Democratas que eu quero estar. Minha história na política é rápida. Só tem oito anos. Muitos de vocês talvez não me conheçam, mas em 2016 Rio Verde me deu a missão de cuidar da terceira economia do estado, terceiro PIB agropecuário do pais, o maior gerador de empregos depois de Goiânia. Eu sei a parada federal que nosso governador assumiu ao pegar o estado totalmente falido, pois Goiás não tinha crédito para comprar balinha no boteco da esquina. Mas tenho certeza que 70% e 80% da população aplaude você por ser um homem de atitude e honesto. É disso que precisamos. Por isso estou filiando ao Democratas. Quero escrever uma bela história ao lado do nosso governador!”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias