Política & Justiça

Caiado vê crescer frente de apoio à sua reeleição

O mês de julho tem sido fundamental para a pintura do quadro eleitoral de 2022

diario da manha

O mês de julho tem sido fundamental para a pintura do quadro eleitoral de 2022. À medida que as forças políticas de todas as regiões de Goiás vão se manifestando, mais nítida é a paisagem que se forma no horizonte, com o governador Ronaldo Caiado (DEM) sobressaindo a cada “nova mão de tinta política” que é aplicada sobre as eleições do ano que vem. A favor do governador estão 27 dos 28 prefeitos do MDB (partido que ensaiou distanciamento do Palácio no início do ano), que em carta, manifestaram interesse em apoiar Caiado em sua reeleição, o que faz o desejo desta aliança, não só mais um projeto defendido meses atrás, por Iris Rezende. Além disso, deputados, antes na oposição, estão abraçando a ideia de mais quatro anos de gestão para o governador, que manteve um disciplinado processo de recuperação orçamentária, depois de herdar um governo com bilhões em dívidas, mas, também, enfrentou uma pandemia de escala global que testou ao limite, gestores de todo planeta: e na opinião da maioria dos parlamentares, o Governo de Goiás obteve êxito no enfrentamento à crise sanitária, sem deixar de lado os investimentos na recuperação econômica do estado, ao mesmo tempo que elabora e executa ações de infraestrutura e de defesa social. Há também a boa vontade de figuras de expressão como Henrique Meirelles e Vanderlan Cardoso, ambos do (PSD) dispostos a defender um projeto político com Caiado. Para os próximos dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB) pretende se reunir com mais de 50 prefeitos em uma primeira mobilização de apoio à reeleição do democrata. Além disso, mais movimentos formados por prefeitos de todo estado, estão previstos a partir de agosto. Neste ponto, Caiado sai na frente.

Base aliada
A base aliada do governo Caiado poderá ser ampliada com a adesão de Henrique Arantes (MDB), Lucas Calil (PSD) e Talles Barreto (PSDB), alcançando 29 dos 31 parlamentares da Assembleia Legislativa.

Base aliada II
Já integram o bloco governista Tião Caroço (ex-PSDB, agora DEM), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Paulo Trabalho (PSL) e Francisco Oliveira (PSDB).

De volta
Após trocar o PTB pelo MDB, Jovair Arantes se prepara para disputar novo mandato à Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Ele já exerceu cinco mandatos consecutivos.

Foco
Os 27 prefeitos do MDB vão ao governador Ronaldo Caiado reivindicar a candidatura a vice, na chapa do Democratas, para Daniel Vilela, presidente estadual do partido.

“Bem vindos”
Do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania):Muitos do que trabalharam contra em 2018, hoje querem vir, querem aderir. Vocês são muito bem vindos. Nós estamos fazendo uma política para ficar de legado à sociedade”.

Recado
Lincoln Tejota se refere ao MDB de Daniel Vilela e de Iris Rezende, que faz movimento na direção do governo Ronaldo Caiado, de olho na eleição majoritária de 2022.

Falta respaldo
Emedebistas experientes alertam Gustavo Mendanha: Daniel Vilela e Iris Rezende têm respaldo de 95% dos prefeitos, 95% dos parlamentares e 80% dos presidentes de diretórios e comissões provisórias do MDB para fechar aliança com o DEM caiadista.

Estratégia
O problema de saúde do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi bastante explorado por seus apoiadores nas redes sociais. O intuito é apresentar uma imagem mais humana do presidente, sem torná-lo frágil.

Estratégia II
Após a divulgação de pesquisas negativas que impactaram o Palácio do Planalto, o período de internação do presidente serve como um momento de desaceleração emocional junto ao eleitorado.

Forte
Em Goiás, o presidente Jair Bolsonaro ainda é bem avaliado e isso pode servir como uma ponte entre o Governo Federal e seus apoiadores em estratégias eleitorais do ano que vem.

Buscando
Depois de participar de entrevistas e algumas aparições públicas, nos últimos 30 dias, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) está intensificando a busca de apoios para projeto político em 2022.

Lissauer destaca projetos sociais do governo Caiado

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB/foto) aponta importância no pacote de projetos de alcance social encaminhado pelo governador Ronaldo Caiado à apreciação da Assembleia Legislativa, como Mães de Goiás, bolsas, auxílio-alimentação, entre outros. “Caiado revela sensibilidade social em tempo de pandemia de covid-19”.

Linha Cruzada

– Deu o que falar a aprovação do aumento do fundo partidário de R$ 2 bilhões em 2020 para R$ 5,7 bilhões para o próximo ano.
– Muita gente que era contra, pouco tempo atrás, votou a favor da ampliação dos valores. Pegou mal.

Comentários