Câmara conclui votação da reforma eleitoral e matéria vai ao Senado
Redação DM
Publicado em 18 de agosto de 2021 às 09:39 | Atualizado há 5 anos
Por Camila Turtelli e André Shalders
A Câmara dos Deputados concluiu no final da noite desta terça-feira, 17, a votação da reforma eleitoral, e agora, a proposta de emenda à Constituição segue ao Senado. O texto traz de volta as coligações entre partidos nas disputas proporcionais e restringe o alcance de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições. A PEC foi aprovada em segundo turno por 347 votos contra 135. Foram três abstenções.
Deputados aprovaram alterações no segundo turno das eleições. Eles barraram dar mais uma chance para partidos vencerem a cláusula de barreira no texto da reforma eleitoral. Um destaque do Republicanos foi aprovado por 400 votos favoráveis à mudança contra 46.
O requerimento retirou da proposta um dispositivo que livrava da cláusula partidos que elegeram ao menos cinco senadores. A mesma regra valeria se na data da eleição o partido tivesse uma bancada de cinco senadores.
Leia também:
- Brasil nega vistos a emissários de Trump em suposta missão sobre urnas eletrônicas
- Brasil vence Itália no tie-break e vai à final em busca de título inédito na VNL
- Ginasta inglês cai de cabeça durante apresentação na barra fixa e assusta público em Glasgow
- Duas pessoas são presas por homicídio de mulher encontrada carbonizada em Anápolis
- Adolescente de 17 anos é agredida fisicamente por intolerância religiosa em escola de Goiás