Home / Política

POLÍTICA

Comissão de Ética da Alego irá apurar ameaça de Amauri à vereadora

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) irá apurar as declarações feitas pelo deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota), feitas dentro da tribuna, que a vereadora Luciula do Recanto (PSD) "merecia um tiro na cara", na última quinta-feira, 5.

Segundo Gustavo Sebba (PSDB), presidente da comissão, o grupo vai avaliar se houve quebra de decoro parlamentar. O partido titulou a atitude de Amauri como imoral e afirmou que a declaração incentiva violência contra a mulher.

"Ele diminuiu o tamanho da Assembleia, colocando todos os deputados em situação constrangedora com a Câmara Municipal. Ele teria que estar discutindo questões importantes para o Estado, no combate à pandemia e pós-pandemia, dentre outros assuntos, e não entrando em questões pessoais dele, defendendo rinha de galo e fazendo ameaças de morte a uma vereadora por estar fazendo o papel dela, defendendo os animais", afirmou o partido.

Amauri fez a declaração em um discurso em defesa à sua propriedade privada. "Eu fico puto quando vejo uma vereadora invadindo a casa de um cidadão, igual essa vereadora de Goiânia aí, que se diz protetora de animais. Arrebenta um portão da casa de cidadão sem mandado, sem ordem judicial, porque ela não é polícia, nem com ordem ela podia, e invade uma casa. Pra mim, merecia um tiro na cara. Quem entra dentro do que não é seu, invade o que não é seu, pra mim, não merece nem viver. Eu tenho direito a proteger o que é meu, a minha propriedade", disse o deputado na tribuna da Assembleia.

Amauri faz referência, no discurso, a ação da vereadora, que ocorreu no mês de maio, contra maus-tratos a animais que eram supostamente usados em rinha de galo.

Presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB) alega que irá se reunir com o deputado e contou que tem boa relação com os membros da Mesa Diretora da Câmara e vereadores da capital. Lissauer ressaltou que os Poderes não podem entrar em conflito e disse que as discussões precisam ser salutares. "Dentro da minha gestão, o objetivo é fazer com que os Poderes tenham diálogo, harmonia e parceria." afirmou que medidas disciplinares cabem à decisão da Comissão de Ética.

A Câmara de Goiânia informou, na última sexta-feira, 6, que "lamenta e repudia profundamente as declarações intimidatórias, em tom de ameaça, do deputado estadual Amauri Ribeiro dirigidas à vereadora Luciula do Recanto". Na nota também consta que a Mesa Diretora determinou a adoção de medidas legais "em defesa da honra e do livre direito de atuação, manifestação e expressão da vereadora e dos demais 34 vereadores que compõem o Plenário do Poder Legislativo da Capital".

Amauri declarou que não mudará o discurso. “A coisa que mais tenho nojo na minha vida chama vitimismo. É mulher se fazendo de vítima porque mulher. Homossexual se fazendo de vítima porque é homossexual. É negro, nordestino. Para mim, não existe diferenciação com ninguém. Não estou discutindo com a vereadora. É com o cargo e com a atitude dela. Não tenho nada contra a pessoa dela".

Com relação à manifestação da Comissão de Ética, Amauri disse que Sebba "e todo mundo pode ir se ferrar". Ainda acrescentou que não está preocupado com reações negativas à sua narrativa. “Manda Gustavo Sebba entrar na minha casa, arrebentar o portão da minha casa sem ordem judicial e entrar, toma tiro na cara também."

Sebba, em reposta, voltou a dizer que Amauri é imoral e busca formas de aparecer na mídia por meio da polêmica.

*Com informações do O Popular

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias