Política & Justiça

Enil Filho, ex-presidente da OAB-GO, declara apoio ao pré-candidato Rafael Lara

O ex-presidente reconhece também a excelência da gestão de Lúcio Flávio de Paiva nestes dois últimos mandatos

diario da manha

“Vocês são muito bem-vindos”, disse Lara ao Grupo OAB Independente, que se colocou à disposição para unir forças com o Movimento Compromisso com a Advocacia na construção de estratégias em benefício da classe em Goiás

Nesta quinta-feira, 12, o pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) Rafael Lara recebeu a confirmação de mais um importante apoio. O ex-presidente da OAB-GO Enil Henrique Filho esteve na Casa do Compromisso, na companhia de outros integrantes do grupo OAB Independente, e se colocou à disposição para somar forças ao Movimento Compromisso com a Advocacia. Enil Filho atua no direito há mais de 30 anos, nas áreas cível e bancária, e na OAB há 15; já foi diretor jurídico do Banco do Estado Estado de Goiás (BEG), conselheiro seccional da OAB-GO, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e diretor-tesoureiro da seccional.

“O Rafael tem toda uma história que me deixa tranquilo em relação à sua competência e experiência para conduzir a nossa seccional goiana. É muito importante a pessoa passar por esses cargos que ele passou”, afirma Enil Filho, citando o exercício de Lara nos cargos de conselheiro estadual e federal, integrante da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), presidente de comissão e diretor da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO). Segundo ele, sua experiência de anos dentro da gestão da Ordem o credita a reconhecer que Rafael Lara é a pessoa que está mais preparada e que tem projetos importantes para a instituição e para a advocacia goiana.

O ex-presidente reconhece também a excelência da gestão de Lúcio Flávio de Paiva nestes dois últimos mandatos e conta que se admirou com as palavras do atual gestor na inauguração da reforma da sede da Ordem, na qual Lúcio Flávio ressaltou que a instituição é voltada para os advogados e advogadas e que isso deve estar acima de qualquer interesse, valorizando o que de bom foi feito pelos gestores anteriores. Para Enil Filho, isso sedimentou a sua convicção de firmar compromisso com a pré-candidatura de Rafael Lara. “Eu estou muito tranquilo, muito sereno. Em termos de gestão, os ajustes e movimentações que ele fez [Lúcio Flávio], fez com que a instituição de Goiás se firmasse ainda mais no cenário nacional como a melhor seccional do sistema OAB”, reconhece.

Para Rafael Lara, o apoio do ex-presidente e do grupo OAB Independente demonstra que, a despeito de qualquer divergência de ideias no passado, ambos têm como objetivo em comum o benefício da advocacia. “Vocês são muito bem-vindos e completam um ciclo em que eu acredito que a gente por muito tempo pensou diferente, enxergou diferente, argumentou diferente, mas que no fim a gente tem o mesmo propósito, o bem da advocacia. E perceber que, tanto tempo depois, vocês reconheceram isso, deixa a mim e ao nosso grupo muito felizes”, disse o pré-candidato no encontro em agradecimento ao apoio. Lara acredita que essa união é muito significativa para a luta por uma advocacia ainda mais igualitária, eficiente e democrática e por uma Ordem cada vez mais representativa, que não faça distinções e promova avanços em prol de toda a classe.

A advogada Ludmilla Torres, presente no encontro, entende que este é um novo momento, um momento de expansão e de união de forças. Para ela, o grupo de Rafael Lara está amadurecido e comprometido com a advocacia. “O compromisso com a advocacia é a nossa palavra de ordem. E acho que ele [Rafael Lara] carrega isso de uma forma muito valorosa. Tem todo meu respeito e apoio e acredito muito na capacidade dele, sobretudo na capacidade de ouvir, porque ouvindo a gente pode contribuir nessa construção”, afirma Torres.

Enil Neto, ex-presidente da OABprev, participou da reunião e afirmou que o principal compromisso do grupo é com a OAB e que isso justifica a comunhão com o Movimento Compromisso com a Advocacia. Para ele, estando à frente da seccional goiana Rafael Lara será capaz de aumentar ainda mais a abertura da instituição para os advogados, como fez a atual gestão. “O doutor Rafael é, sem sombra de dúvidas, o advogado mais preparado para ser o próximo presidente da OAB. Ele conhece a instituição, foi o primeiro estagiário da Advocacia Jovem, foi conselheiro, presidente de comissão, diretor da ESA, conselheiro federal; então, ele tá pronto e tem muita competência. Além disso, ele escuta a todos. Nós vimos aqui hoje ele escutando e tirando novas ideias de cada reunião que ele participa”, declara.

Comentários